PROBLEMA
Observa-se que o ensino de língua
inglesa no espaço escolar na contemporaneidade tornou-se de extrema necessidade. O problema é que para
as pessoas que escolhem o inglês como segunda língua e a escolar que adota a
língua inglesa como partes integrante dos componentes curriculares da
instituição não estão preparadas para darem suporte pedagógico para que a
língua seja aprendida de fato pelo alunos. Ao desenvolver uma pesquisa de campo
na Escola Municipal David Mendes no distrito do Retiro em Coração de Maria-Ba
constatou-se a falta de interesse dos alunos em sua maioria pelas aulas de
língua inglesa, devido a falta de recursos materiais que possibilite o
desenvolvimento das habilidades básica na aquisição de uma nova língua, para
que eles sejam capazes de enfrentar as batalhas impostas sistema que exige do
individuo um posicionamento critico e reflexivo perante a sociedade em que vive.
PÚBLICO-ALVO
Professores,
coordenação pedagógica e alunos do 4º
ciclo (7ª série) do Ensino Fundamental
II da Escola Municipal David Mendes e integrantes da comunidade envolvidos de
forma direta ou indireta com o processo de ensino da unidade escolar.
JUSTIFICATIVA
O projeto foi elaborado com base na
pesquisa de campo feita na Escola Municipal David Mendes Pereira no distrito do Retiro em Coração de Maria-Ba
com alunos da 7ª série do Ensino Fundamental II para contribuir de forma significativa no processo
de ensino e aprendizagem da língua inglesa através da música. A música é uma
das formas de expressão que exerce sobre o ser humano uma grande influencia,
seja nos aspectos culturais, políticos e econômicos. Música desperta os mais
variados sentimentos, independente da linguagem. Através da música o ser humano
é levado a fazer uma reflexão sobre sua vida.
A música possibilita o desenvolvimento
de habilidades e competências como: expressão corporal ( dança) e expressão
oral ( canto). Trabalhar com música em sala de aula além de estimula a
aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, contribui no desenvolvimento do
trabalho em equipe,na concentração e na disciplina.
É preciso ainda analisar o contexto
social ao que o aluno está inserido e a instituição que ele estuda para
desenvolver um breve histórico que identifique as possibilidades de atuação de
acordo com a realidade de cada um. O ensino do inglês nas escolas publicas
brasileira ainda está preso a esquemas prontos trazidos pelos livros didáticos,
além do professor contar apenas com o giz e o quadro com recursos no
planejamento de suas aulas. É preciso romper as barreiras e levar o aluno a se
perceber como sujeito ativo capaz de desenvolver seus conhecimentos através de
aulas que possam ter um significado concreto com relação ao objeto estudado e
que as experiências desenvolvidas possam ser colocadas em prática e apresentada
para a comunidade escolar. Através dessa concepção o educando passa a perceber que
o conhecimento construído tem um real significado.
É preciso salientar que o trabalho
não pode ser aplicado de forma aleatória, é preciso que seja feito um
planejamento ou um a seqüência didática que possibilite a flexibilidade no
desenvolvimento das atividades como: a seleção das musicas, das atividades a
serem aplicadas, a relação do texto musical com o conteúdo programático, os
recursos áudios visuais entre outros.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Ø Levar
o educando a integrar-se no mundo atual, caracterizado pelo avanço tecnológico
e pelo grande intercambio entre as nações e considerar o estudo da língua
inglesa como meio de penetração do pensamento e da cultura dos paises que falam
inglês.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Valorizar
os conhecimentos prévios dos alunos.
Ø
Levar o aluno progressivamente a falar, ouvir,
ler e escrever em língua inglesa.
Ø
Contribuir de forma gradativa para que o aluno
adquira as estruturas básicas da língua inglesa.
Ø
Contribuir para que o aluno faça a correta
pronuncia e entonação frasal.
Ø
Contribuir para que o aluno possa compreender
textos em inglês.
REVISÃO DE LITERATURA
No Brasil o contexto educacional
apresenta um quadro um tanto distinto no processo de ensino-aprendizagem em
qualquer área do conhecimento. Aparentemente, não há dúvidas quanto à
relevância do ensino de inglês. Com o grande crescimento das novas tecnologias
se propaga à idéia de que é fundamental aprender uma língua estrangeira para
que o individuo seja de fato inserido no mercado. Os Parâmetros Curriculares
Nacionais (1998) ressaltam a falta de pragmatismo do ensino de língua
estrangeira que está restrito ao desenvolvimento da habilidade de leitura.
Quanto aos objetivos,
a maioria das propostas prioriza o desenvolvimento da habilidade de compreensão
escrita, mas essa opção não parece decorrer de uma análise das necessidades dos
alunos, nem de uma concepção explícita da natureza da linguagem e do processo
de ensino e aprendizagem de línguas, tampouco de sua função social.
Evidencia-se a falta de clareza nas contradições entre a opção priorizada e os
conteúdos e atividades sugeridos. Essas contradições aparecem também no que diz
respeito à abordagem escolhida. A maioria das propostas situa-se na abordagem
comunicativa de ensino de línguas, mas os exercícios propostos, em geral,
exploram pontos ou estruturas gramaticais descontextualizadas. (BRASIL, 1998,
p.24)
É partindo desse principio que o
ensino de língua inglesa precisa ganhar um novo significado dentro do contexto
escolar, buscando novas metodologias que não favoreça apenas a aprendizagem do
aluno, mas também o trabalho do professor. A partir deste contexto uma forma
de dinamizar as aulas de língua inglesa é usar a música como recurso.
Desenvolver o trabalho com música é
extremamente apropriado a aprendizagem
do educando. A partir do momento em que a música entra no espaço escola a
mudança é imediata, principalmente pela facilidade de comunicação que a musica
exerce sobre o individuo. Independente da linguagem a música é um meio
comunicação indispensável. Dentro da escola a música aliada ao processo de
ensino e aprendizagem trará grandes benefícios a educação.
Além de proporcionar diversão, a música pode tornar-se
uma poderosa ferramenta para melhorar a aprendizagem, elevar a auto-estima e
garantir uma perspectiva de futuro a alunos de baixa renda em situação de
risco. (PÁTIO, 2008).
Outra importante contribuição é o
estimulo ao protagonismo dos alunos, que são estimulados não apenas a assimilar
as ações, mas também refletir e tornar-se formadores de cidadãos mais
conscientes do ponto de vista ético. Ainda segundo KAWACHI, ela,
acredita que o uso da música pode contribuir para o
envolvimento dos alunos com atividades na língua-alvo, influenciando
positivamente na motivação dos estudantes, que, diante da situação de
desprestígio do ensino de inglês, acabam se desinteressando pela aprendizagem.
Assim,
diante do contexto acima explicitado, torna-se desejável a busca de recursos
que sejam atraentes e desempenhe um papel decisivo na aprendizagem do
individuo, buscando valoriza o ensino de língua inglesa na sala de aula, e a
música pode ser decisiva neste processo. A música desperta sentimentos e expressões
descritas através da linguagem artística, o som caracterizando a importância da
música. Para Loureiro (2003, p.33):
A música vem desempenhando, ao longo da história, um
importante papel no desenvolvimento do ser humano, seja no aspecto religioso,
seja no moral e no social, contribuindo para a aquisição de hábitos e valores
indispensáveis ao exercício de cidadania.
É a partir da abordagem da música
enquanto recurso em sala de aula para buscando integrar de forma eficaz o gosto
e o interesse dos aprendizes para o ensino de inglês. Nossa concepção de
materiais didáticos está baseada em Almeida Filho (1994, p. 44) e pode ser
identificada como:
[...]
codificações de experiências potenciais com uma língua-alvo organizadas em
unidades de trabalho, acompanhadas ou não por notas e planos constantes de
manual do professor, fitas, cartazes, cartuchos e cadernos de exercício.
Também
Larsen-Freeman (2000), ao apresentar algumas técnicas da abordagem
comunicativa, aponta como um dos princípios fundamentais deste paradigma o uso
de material autêntico. É preciso proporcionar oportunidades para que os alunos
desenvolvam suas habilidades em relação a sua aprendizagem e aprenda a língua como ela é realmente usada por
falantes nativos.
A música, nesse
sentido, pode ser um recurso promissor como material, tendo em vista que sua
produção é feita na língua alvo para falantes nativos. Segundo Terenzi e
Augusto Navarro (2006) filmes e músicas são exemplos de materiais autênticos
que pode ser decisivos no desenvolvimento das habilidades básicas no
aprendizado da nova língua.
METODOLOGIA
Ler e escrever demanda compromisso, competência e prática.
Para isso, cabe o professor desenvolver proposta instigadora, partindo de ações
que visam proporcionar um amplo progresso dos alunos. Assim, os estudos
concretizam a partir do momento em que haja proposta e metodologias cabíveis a
maneira de ensino e adaptada a realidade dos alunos. Sendo assim, procuramos
desenvolver algumas formas de trabalho com base em meios que promovam uma
aprendizagem que valorize o conhecimento de cada educando envolvido nesse
processo, dinamizando e dando ênfase a toda forma de conhecimento produzido por
eles dentro e fora do espaço escolar.
Recursos:
Humanos:
Alunos
Humanos:
Alunos
Professor
Direção
Comunidade.
Materiais:
Lousa, giz e apagador
Cartolina.
Comunidade.
Materiais:
Lousa, giz e apagador
Cartolina.
Papéis diversos
Livros, revistas jornais e
internet.
Áudios visuais:
Vídeo, TV e aparelho de som
Retro projetor
DVD.
Retro projetor
DVD.
Cronograma
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Julho
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Ø Apresentação do projeto
para os professores coordenadores e a direção da escola;
Ø Apresentação do projeto
para os alunos da turma de 7ª série da escola;
Ø Apresentação para os
pais.
Ø
Seleção de recursos materiais.
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Agosto
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Ø Atividades extra
classes com os alunos, professores, pais e comunidade.
Ø Desenvolvimentos das
atividades na sala.
Ø Apresentação das
atividades em sala.
Ø Organização dos
trabalhos para exposição.
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Setembro
|
Ø Organização da
exposição.
Ø Apresentação dos
trabalhos comunidade.
Ø
Culminância dos do projeto.
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RESULTADOS ESPERADOS
Tendo em vista um trabalho realizado
minuciosamente em âmbito escolar e voltado para sanar uma dificuldade que
provoca inquietude, não só na comunidade escolar, mas em nós como vivenciadores
da causa, compete-nos dizer que diante de carências emergentes, como essas, é
que sobressai o profissional de qualidade com propostas inovadoras e ousadas,
demonstrando ao mesmo tempo compromisso, habilidade e competência diante do seu
fazer pedagógico, da sua escola, dos seus alunos e da comunidade.
Para tanto, necessita-se não apenas idéias, mas ações
conjuntas e coordenadas, fundamentadas em um só objetivo: ver o fortalecimento
dos seus alunos e o conseqüente reconhecimento da unidade de ensino, sendo
referência na comunidade. Desta forma, a partir da investigação coletiva da
problemática: leitura e escrita criamos conjuntamente um projeto
interdisciplinar enfocando maneiras simples de trabalhar em sala de aula de
forma dinâmica através da música, resgatando valores e possibilitando ao aluno
uma visão ampla do campo do seu conhecimento que consiga ter um significado
real a sua existência.
REFERENCIAS
PERRI, Edilza Lobo. Way out: inglês básico, técnico e
comercial. São Paulo. 1992.
http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/que-pais-e-esse.html#ixzz1NPY6vZXw.
Aceso em: 14/08/2010