sexta-feira, 19 de junho de 2015

ESCOLA SE TRANSFORMA EM LOCAL DE CONVIVÊNCIA E SEU PROJETO PEDAGÓGICO TEM APLAUSO DE MINISTRO

Escola para além das paredes. Essa é a definição para o Centro Unificado de Educação e Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles, localizado em uma favela de Heliópolis, bairro da zona sudeste da cidade de São Paulo. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, visitou o complexo educacional na manhã desta sexta-feira, 19.

Composto por dez edifícios, o complexo reúne três creches (que atendem crianças até 3 anos), uma escola municipal de educação infantil (4 e 5 anos), uma escola de ensino fundamental (todos os anos) e uma escola de educação profissional e tecnológica. É considerado como instituição de ensino diferenciada, sem horários rígidos e grade curricular. Os estudantes têm à disposição aulas de dança, culinária, música, informática, biblioteca, centro cultural e área esportiva. Eles ainda podem andar pelo espaço de três praças, ao ar livre, com wi-fi livre.

A escola oferece aulas em todas as etapas. A partir do segundo semestre deste ano, serão ministradas também aulas de pedagogia por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O espaço, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtaki, contou com a participação da sociedade em sua elaboração.

O ministro visitou salas de aulas e conversou com os estudantes. Ao final da visita, se disse emocionado. “Decidi vir a essa escola depois de assistir ao filme Diretor de Harmonia. Mas, pessoalmente, é ainda melhor”, afirmou. O documentário Diretor de Harmonia faz parte da série Educação.doc, dos cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky. Disponível on-line e gratuitamente no You Tube, a série conta com cinco episódios.

A Escola Campos Salles passou por muitas transformações ao longo dos anos. Era mais conhecida pelos índices elevados de violência. Em 1994, foi demolido o muro que a separava da comunidade. A partir de então, foram instituídas caminhadas anuais da paz para conscientizar a população sobre um projeto pedagógico inovador. Hoje, é um local de convivência para a comunidade e tem como princípios a autonomia, a responsabilidade e a solidariedade.

Expansão — Na capital paulista, Janine Ribeiro reuniu-se com secretários de educação de municípios da região metropolitana. Ele ressaltou a importância de expandir a construção de creches. “A meta do Plano Nacional de Educação é chegar a 50% de atendimento de crianças até 3 anos de idade”, destacou. “O ideal seria irmos além da meta e garantir o acesso a todas as crianças.”

Segundo o ministro, nesta etapa da educação infantil, um desafio adicional é a formação de professores, pois deve ser uma fase mais criativa e lúdica.

Ao lado do secretário municipal de educação de São Paulo, Gabriel Chalita, e do secretário de educação básica do MEC, Manuel Palacios, o ministro ouviu reinvindicações dos demais secretários paulistas.

Assessoria de Comunicação Social


Palavras-chave: educação básica, projeto pedagógico

Fontehttp://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21410

segunda-feira, 8 de junho de 2015

APLB- SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

Filiada à FETRAB, CNTE e a CTB
CNPJ: 14.029.219/0001-28
Considerada entidade Pública pela Lei nº 02254/65 e Leis Municipais
Fundada em 24 de abril de 1952-Transformada em Sindicato em 1989
www.aplbsindicato.org.br
NÚCLEO DE CORAÇÃO DE MARIA

CIRCULAR/CONVITE

Vimos através desta, convidar todos os associados deste Sindicato, Professores e Servidores, ativos e inativos, para irmos a Sessão da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, dia 09 de junho às 09 horas. Na oportunidade usaremos a fala baseada na seguinte pauta:

Pauta:

01-Revisão e Unificação dos Planos de Carreira;
02- Pró-funcionário;
03- Projeto de Lei do Salário Base dos Asst. Administrativo;
04- Previdência Própria do Município;
04- Processos e Precatórios;
05- Forró da APLB;
06- Repasses da Contribuição Sindical;
07- Repasses do Plano Odontológico.

Coração de Maria, 08 de junho de 2015.

Atenciosamente,

Vilma Pacheco da Silva – Coordenadora Local
Carla Lopes Pacheco da Silva - Vice-Coordenadora
Margarida Sena de Oliveira Bispo – Secretária Sindical
Maria Lúcia Domitilha de Jesus – Tesoureira
Andréa Queiroz Costa Cerqueira – Secretária Geral
Damiana  Evangelista Adorno –1ª Suplente

Manoecira Gonçalves– 2ª Suplente

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...