domingo, 5 de julho de 2015

DIALOGANDO SOBRE CURRÍCULO

Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC
Curso: Licenciatura em Português/Inglês
Disciplina: Abordagens Sociopolíticos da Educação
Professora: Profª. Mrª. Maria Rita Souza Barbosa
Graduando: FERREIRA. Josuel de Souza


Atividade Orientada – Etapa 01


Dialogando sobre currículo


Ao dialogar sobre currículo escolar na sociedade capitalista, a partir da ideia de que escola a escola produz e reproduz as desigualdades sociais, todo sistema curricular no capitalismo é formado para atender a ideologia dominante.  Poucos são os que acompanham as necessidades do mundo capitalista, pois o capital cultural, econômico e politico falam mais alto.

Se a maioria dos alunos não se inclui nas novas necessidades do mercado, e as escolas não tem mecanismo para inseri-los, logo eles são excluídos dos grupos dominados, principalmente em um país como o Brasil, onde milhares de seres humanos vivem em estado de miséria. Nesse caso, as consequências dessas desigualdades são de tal modo que as possibilidades de sucesso na escola são também desiguais.

A escola limita-se transmitir o conhecimento semelhante a da classe dominante essa visão mostra que a escolar é um instrumento de reprodução e, por isso mesmo mantem no sistema vigente, o “currículo oficial”.

Segundo João Almeida Machado, ao fazermos isso perdemos a sintonia que pretendermos estabelecer com os estudantes. O mesmo acredita ainda que é preciso estabelecer relações entre o currículo oficial e o mundo que nos cerca e influencia constantemente.

A partir dessas concepções, cabe aos educadores organizar discussões em suas escolas e debater o papel da instituição se ela deve seguir como instrumento de reprodução do sistema capitalista, ou deve reagir diante das investidas do mesmo. É louvável, quando Machado afirma, que não devemos desprezar os currículos oficiais, e sim modernizá-los criando elos que permitam a comunicação entre esses direcionadores de atuação da escola e a realidade em que vivemos.

É preciso levar os alunos a conhecer a função da escola, estabelecendo uma relação de diálogo, responsabilidade e compromisso na aquisição de novos conhecimentos. É saber posiciona-se criticamente em relação a tudo que afeta direta ou indireta a atual sociedade em que vive.

Fonte:

Disponível em: <http://www.faef.edu.br/testergb/downioads/images/curriculooculto>. Acesso em 21 maio de 2008.




FERREIRA. J. S. Dialogando sobre currículo. Atividade Orientada – 01 da FTC. Feira de Santana –BA, 2008.

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...