Faculdade de Tecnologia
e Ciência – FTC
Curso: Licenciatura em Português/Inglês
Disciplina: Abordagens Sociopolíticos da Educação
Professora: Profª. Mrª. Maria Rita Souza Barbosa
Graduando: FERREIRA. Josuel de Souza
Atividade Orientada –
Etapa 01
Dialogando sobre
currículo
Ao dialogar sobre currículo
escolar na sociedade capitalista, a partir da ideia de que escola a escola
produz e reproduz as desigualdades sociais, todo sistema curricular no
capitalismo é formado para atender a ideologia dominante. Poucos são os que acompanham as necessidades
do mundo capitalista, pois o capital cultural, econômico e politico falam mais
alto.
Se a maioria dos alunos não se
inclui nas novas necessidades do mercado, e as escolas não tem mecanismo para
inseri-los, logo eles são excluídos dos grupos dominados, principalmente em um
país como o Brasil, onde milhares de seres humanos vivem em estado de miséria.
Nesse caso, as consequências dessas desigualdades são de tal modo que as possibilidades
de sucesso na escola são também desiguais.
A escola limita-se transmitir o
conhecimento semelhante a da classe dominante essa visão mostra que a escolar é
um instrumento de reprodução e, por isso mesmo mantem no sistema vigente, o
“currículo oficial”.
Segundo João Almeida Machado, ao
fazermos isso perdemos a sintonia que pretendermos estabelecer com os
estudantes. O mesmo acredita ainda que é preciso estabelecer relações entre o currículo
oficial e o mundo que nos cerca e influencia constantemente.
A partir dessas concepções, cabe
aos educadores organizar discussões em suas escolas e debater o papel da instituição
se ela deve seguir como instrumento de reprodução do sistema capitalista, ou
deve reagir diante das investidas do mesmo. É louvável, quando Machado afirma,
que não devemos desprezar os currículos oficiais, e sim modernizá-los criando
elos que permitam a comunicação entre esses direcionadores de atuação da escola
e a realidade em que vivemos.
É preciso levar os alunos a conhecer
a função da escola, estabelecendo uma relação de diálogo, responsabilidade e
compromisso na aquisição de novos conhecimentos. É saber posiciona-se
criticamente em relação a tudo que afeta direta ou indireta a atual sociedade
em que vive.
Fonte:
Disponível em:
<http://www.faef.edu.br/testergb/downioads/images/curriculooculto>.
Acesso em 21 maio de 2008.
FERREIRA. J. S. Dialogando sobre currículo. Atividade Orientada – 01 da FTC.
Feira de Santana –BA, 2008.