Beatriz Santomauro
bsantomauro@fvc.org.br
Revista Nova Escola
Leitura pelo professor,
só para quem não sabe;

Lê antes, ganha livro depois;
Por muito tempo, acreditou-se
que o contato com os livros deveria acontecer quando a criança já tivesse o
domínio da leitura. "Se não sabe ler, não vai entender nem aproveitar o
livro. Mas, se aprender, ganha um título como prêmio", dizia-se. Hoje, no
entanto, sabe-se que é com o contato com textos que o aluno estabelece as
relações que podem desenvolver comportamentos leitores e ajudar os estudantes a
compreender a sua função comunicativa.
Fala errado, escreve mal;
É certo que o conhecimento
linguístico e a competência escritora causam um impacto na fala. Mas a relação
entre ambas as habilidades não é tão estreita assim a ponto de se afirmar que
quem fala mal escreve com dificuldade. Como a escrita não é a transcrição da
fala, para produzir bons textos é preciso praticar, conhecer e se apropriar
dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário