Por: Paula Perin dos Santos
Conceito de correção
Numa língua, existem vários modos de falar, determinados
pela localização geográfica do falante, faixa etária, situação, nível de
escolaridade, nível social dentre outros fatores. Dentre estes, existe um que
se institui como língua-padrão, que corresponde ao modo de falar das pessoas de
mais prestígio dentro do grupo social, quando usam a língua em situações
formais.
A Gramática é fruto desta tentativa de sistematizar a língua
padrão, estabelecendo normas daquilo que seria falar corretamente uma língua.
Essas normas, instituídas pelo uso das pessoas de prestígio e explicitadas pela
Gramática, estão sempre sujeitas a desvios em razão da heterogeneidade da fala,
já que uma pessoa nunca fala do mesmo modo em todas as situações.
Conceituando correto e errado, neste contexto, temos:
- Correto: é todo uso linguístico que segue as normas da língua-padrão;
- Errado: é todo uso linguístico que não segue as normas impostas pela gramática.
Ainda que esses erros se situem nas mais diversas camadas da
língua, em virtude de a Gramática Normativa não se basear nas situações de
fala, é possível determinar alguns tipos que costumam ocorrer com mais frequência,
tomando sempre por base a língua escrita.
1. Erros de grafia: ocorrem nas mais diversas construções.
Exemplo:
- Comprei três quilos de mortandela. (mortadela)
- Os partidos vivem a degladiar entre si. (digladiar)
- O garoto foi pego roubando salchichas. Porisso, não deixe que tome conta do açougue. (salsichas / Por isso)
2. Erros de impropriedade vocabular: ocorrem quando se usa
uma palavra em lugar de outra por falsa associação de sentido entre elas.
Exemplo:
- As lâmpadas florescentes são mais econômicas. (fluorescentes)
- O criminoso foi pego em fragrante. (flagrante)
- O negro tem sido muito descriminado neste país. (discriminado)
3. Erros de acentuação gráfica - ocorrem por dois motivos: Por
desconhecimento das normas ortográficas vigentes. Exemplo:
- Comprei na loja de conveniência vários ítens. (itens – sem acento)
Por desconhecimento da posição correta da sílaba tônica.
Exemplo:
- As rúbricas dos documentos eram falsas. (rubrica – paroxítona)
4. Erros no emprego da crase – ocorrem por dois motivos: Omitindo-se
o acento em situações em que ocorre a crase. Exemplo:
- O Projeto Mesa Brasil está promovendo uma campanha de ajuda as crianças vítimas da seca. (ajuda a quem? Às vítimas da seca)
Colocando o acento onde não ocorreu a crase. Exemplo:
- Enviamos à V. Sª. o resultado das avaliações. (Vossa não admite artigo antes, portanto, o correto seria “a V. Sª.)
5. Erros de emprego dos pronomes: uso de um pronome com
função de sujeito no lugar de um pronome com função de objeto e vice-versa.
- Comprei este lindo relógio para mim usar no casamento. (para eu usar)
- Comprei este lindo relógio para eu. (para mim)
- A polícia militar não interviu a tempo de evitar o assassinato. (verbo intervir – composto: inter / vir – passado de vir, ele veio. Então o passado de intervir é interveio)
No tempo verbal. Exemplo:
7. Erros de morfologia em substantivos e adjetivos – ocorrem
em dois casos:
No plural dos nomes compostos. Exemplo:
- Os dois páras-choques dos carros foram atingindo na colisão. (pára – verbo parar – não vai para o plural. O correto seria “pára-choques”)
No uso do gênero dos substantivos. Exemplo:
- Mandei Larissa comprar uma guaraná na bodega. (um guaraná – palavra masculina)
8. Erros de regência verbal. Exemplos:
- As crianças assistiam o desenho na televisão. (Assistir, no sentido de ver, presenciar, pede preposição “a”. O correto seria “assistiam ao desenho”)
9. Erros de concordância verbal e nominal. Exemplos:
- Vamos esperar que V. Sª. manifeste vossa escolha. (o pronome de tratamento sempre concorda com a 3ª pessoa dos pronomes. O correto seria sua escolha)
- Poderá ainda acontecer mais incentivos como esses. (Mais incentivos poderão acontecer)
10. Erros de colocação pronominal. Exemplo:
- Enviaremos até a próxima semana os pedidos que encomendaram-nos. (nos encomendaram)
Fontes: http://www.infoescola.com/portugues/erros-gramaticais-comuns-na-lingua-portuguesa-parte-i/ / SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições.
15 ed. São Paulo, Ática, 1989, p.422-4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário