quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Memorial





Memorial

Josuel de Souza Ferreira


Memorial

Memorial apresentado ao Programa de Capacitação de Gestores, como uns dos requisito básicos para  avaliação de final de curso, orientado pela s tutoras Adnair Moura e Ubaldina Verônica.




Formação Escolar:

Ensino Médio
2000 – 2002 Magistério – Colégio Estadual D. Pedro II – Coração de Maria – Bahia.
Optei pelo magistério porque já tinha um carinho todo especial pela educação. Durante a minha formação atuei na Educação de Jovens e Adultos. Atuar nesse nível de ensino durante a minha formação foi uma experiência gratificante, e uma contribuição significativa na minha formação profissional.

Formação Universitária:

2007 – Graduando do Curso de Letras Português/Espanhol, pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS.
2008 – Graduando do Curso de Letras Português/Inglês, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.
Como já vinha estudando e lecionando língua inglesa, senti que o melhor caminho a seguir seria prestar vestibular para licenciatura em letras com inglês, mas as possibilidades de sair da minha cidade para outra para cursar faculdade não seria possível, então prestei vestibular para uma faculdade a distancia para letras com espanhol, foi minha única alternativa. Comecei a cursar letras com espanhol, mas,  não me identifiquei. Mesmo assim continuei meus estudos. Logo depois prestei o exame do ensino médio o ENEM, alcancei uma boa media, me escrevi no PROUNI, e fui selecionado em primeira chamada para o curso o qual me identifico e atuo na área.

Estágios:

2002 – Estagio supervisionado em docência, em uma classe multisseriada, do ensino fundamental I, na Escola Municipal da Água Verde – Coração  de Maria – Bahia. Nesse estagio pude colar em prática as questões teóricas e aprendidas durante o curso de magistério. Logo depois do termino do curso, fui convidado para assumir uma classe do Fluxo Escolar Distorção Idade Série.

Outros Cursos:

Curso de Informática Básica – Excel Infroenglish
O aprendizado nesta área preparou-me para estar melhor inserido no mercado de trabalho possibilitando não só apenas maior acesso a informação, mais também auxiliar no meu trabalho como professor inserindo meus alunos na era da informação usando uma ferramenta indispensável na educação como é o uso do computador.

Programa Alfabetização Solidária
Curso realizado na Universidade do Estado do Pará. A participação neste curso, foi fundamental para minha formação profissional e incentivou-me a seguir em frente com meus estudos.

Curso de Inglês – CCAA
Neste curso tive oportunidade de adquirir conhecimentos sobre essa língua estrangeira, com relação a gramática e a escrita. Não tive oportunidade de concluir o curso, mas continuo estudando de forma independente e na faculdade, porque meu objetivo é ter o domínio completo da língua.

PROGESTÃO – Programa de Capacitação a Distancia para Gestores Escolares:
Participar dessa capacitação deixou claro para me, qual a definição que tenho e que quero com relação a escola. Pude perceber a atuação dos diferentes sujeitos que fazem parte da escola ( pais, alunos, professores e funcionários) em seu processo de gestão. A cada módulo uma nova descoberta, que a cada encontro levou-me a refletir sobre a minha postura ética enquanto gestor escolar.

No modulo I, pude perceber “como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade”. Nesse sentido a funcao da escola é promover junto aos seus alunos, a construção de diversos saberes, procedimentos e valores sociais.

No modulo II, pude desenvolver e aprimorar meus conhecimentos sobre como podemos articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar. A participação de todos nesse processo, como meio de conquista da autonomia  por meio de canais de participação da comunidade, a escola deixa de ser uma redoma e separada da realidade para conquistar o status de uma comunidade educativa que interage com a sociedade.

A partir do modulo III, pude perceber como construir a autonomia da escola, através da construção coletiva do projeto político pedagógico. Percebi que o projeto político de uma escola é um instrumento que denuncia inicialmente qual o pensamento, a filosofia de trabalho daquela instituição. Em se tratando de um modelo de gestão democrática participativa, o PPP é um referencial das divisões de responsabilidade e compromisso com o trabalho desenvolvido na escola.

Já o modulo IV, faz uma reflexão de como podemos promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola. Partindo desse pressuposto percebo que nós gestores, professores e coordenadores temos muita dificuldade em realizar uma avaliação que demonstre claramente nossos objetivos em tornar a escola em um espaço de aprendizagem, numa  perspectiva democrática, que mostre a importância do planejamento, do trabalho coletivo, da organização do espaço escolar e a construção do conhecimento de forma planejada e avaliada durante todo tempo e, essas reflexões trouxeram várias possibilidades de atuação para nos gestores.

O modulo V, trouxe uma contribuição significativa de como podemos construir e desenvolver os princípios da convivência democrática na escola. Em particular amei estudar sobre esses princípios da convivência democrática na escola, porque a partir do momento em que assumir a vice-direção da escola procurei de imediato formar uma corrente de parceiros com os alunos e funcionários da escola. Os estudos desenvolvidos tiraram algumas duvidas e ampliou o meu campo de visão para além do muro da escola.

Os estudos desenvolvidos a partir do modulo VI, deixa claro como nós gestores devemos gerenciar os recursos financeiros da escola de forma planejada para garantir uma gestão responsável e que atenda as necessidades básicas da escola, através de um planejamento orçamentário, que vai desde a captação dos recursos ate a prestação de contas.

Os questionamentos levantados através dos estudos do modulo VII, mostraram como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola. As questões levantadas sobre o tema, deixou claro, qual a diferença entre patrimônio material e patrimonio imaterial. Além disso, pude perceber que a ação do gestor nesse processo é fundamental, principalmente porque ele é o responsável pela mediação entre todos que fazem parte da comunidade escolar. Pude ver ainda que é preciso sensibilizar sobre a importância da conservação não só do bens materiais mais do imaterial que envolve toda historicidade da escola que vai desde os recursos humanos a proposta pedagógica  defendida pela escola e do respeito ao meio em que a escola está inserida. 

A contribuição do modulo VIII, é de extremo significado para nós gestores, por trazer uma reflexão sobre a minha atuação frente aos profissionais da escola como vice-diretor, pude  corrigir alguns pontos negativos e aprimorar os pontos positivos. Além de conhecer melhor quais os direitos e deveres de cada um deles no exercício das suas funções, e as relações inter-pessoais entre todos que trabalham na instituição de ensino.

A avaliação institucional do estabelecimento de ensino que estudamos a partir do módulo IX, faz uma levantamento de alguns mecanismos que devem ser utilizados pelas escolas para melhorar a qualidade de ensino e outros segmentos que fazem parte do processo. Pude observar que a avaliação institucional da unidade pedagógica de ensino deve seguir algumas metas, que não são suficientes para garantir o sucesso da avaliação, é preciso que a escola tenha uma  visão de totalidade, que significa que a escola deve ser avaliada em seu todo, envolvendo serviços, desempenhos e suas inter-relações. O projeto político pedagógico é um instrumento indispensável neste processo de avaliação. Outro ponto importante é o trabalho coletivo entre todos os segmentos que compõe a comunidade escolar para garantir o sucesso  da avaliação.
  
Atividades Profissionais:

2000 – 2002 – Professor do EJA do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Antonio Catarino. Atuando neste nível, pude não apenas partilhar conhecimentos, mas também aprender mais sobre a aquisição do conhecimento em geral e, em especial do conhecimento lingüístico.

2003 – Professor do Fluxo Escolar – Escola Municipal Antonio Catarino. Atuando no fluxo pude perceber a importância do trabalho do profissional em educação. Foi uma experiência muito significativa, porque tive a oportunidade de contribuir com meus conhecimentos e  adquirir novos valores a partir de um mundo completamente diferente do meu.

2004 – Supervisor de Classes Aceleradas – Fluxo Escolar – Com o bom trabalho desenvolvido como professor do fluxo fui convidado pela Líder Local para atuar  na supervisão do projeto. Foi uma experiência nova e muito gratificante que contribuiu  para minha formação profissional.

2005 – Professor do Ensino Fundamental I – Escola Municipal Antonio Catarino – Atuando em classe multisseriada, mais uma vez  pude perceber o quanto o professor é malabarista, um verdadeiro artista.

2006 – 2008 – Professor do Ensino Fundamental II – Atuando junto a esse nível de ensino, pude vivenciar na pratica os resultados dos  meus estudos na área Língua  Inglesa em uma preceptiva  textual, exercendo o papel de mediador do conhecimento e de parceiro na formação dos meus alunos.

2008 – Vice-Diretor – Escola Municipal Antonio Costa Ferreira – Atuando como gestor, pude aproximar a minha realidade do meio em que a escola está inserida. E vivenciando uma  nova etapa em minha vida. A partir do meu trabalho desenvolvido como professor, atuando com responsabilidade e apaixonado pela profissão, levou a direção, a me convidar para assumir a vice-direção da escola. Atuando como gestor pude perceber com é difícil gerir pessoas  mas, ao mesmo tempo tenho o meu trabalho reconhecido por todos. Não só o reconhecimento, mas, a certeza de que aprendo com todos que estão a minha volta e o quanto estou contribuindo para a melhorar a qualidade do ensino na unidade  escolar.

Participação em Eventos:

2006 – UEFS - Leitura e Interdisciplinaridade.
2007 – SMEC – I Seminario Educação Ambiental e Sustentabilidade.
2007 – IX EREL – Encontro Regional dos Estudantes de Letras – UFAL.
2007 – UFAL – O Texto Publicitário em Sala de Aula.
2007 – UNEB – II Encontro de Leitura e Literatura - ELLUNEB.
2007 – UNEB – Oficina de Literatura Afro-brasileira: memórias, história e ficção.
2008 – UFS – X Encontro Regional de Estudantes de Letras.
2008 – UFS – As novas Metodologias para o Ensino de Língua Inglesa.
2008 – SMEC – I Encontro Municipal de Educação Inclusiva.

Títulos e Concursos
:
2007 –  Professor do Ensino Fundamental I, Secretaria Municipal de Educação do Município de Coração de Maria. Fui classificado 2º. Lugar, tomei posse e, estou atuando na Escola Antonio Costa Ferreira como vice-diretor e professor de inglês.

Filiação a Sociedades Cientifica e Associações de Classe:

Associação de Professores do Ensino Fundamental de Coração de Maria - Bahia

“As vezes achamos que nossos sonhos é maior que a realidade, quando sabemos que a realidade, é muito maior que qualquer sonho nosso realizado”

Josuel Souza


     




Um comentário:

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