Memorial
Josuel de Souza Ferreira
Memorial
Memorial
apresentado ao Programa de Capacitação de Gestores, como uns dos requisito
básicos para avaliação de final de
curso, orientado pela s tutoras Adnair Moura e Ubaldina Verônica.
Formação Escolar:
Ensino Médio
2000 – 2002
Magistério – Colégio Estadual D. Pedro II – Coração de Maria – Bahia.
Optei pelo
magistério porque já tinha um carinho todo especial pela educação. Durante a
minha formação atuei na Educação de Jovens e Adultos. Atuar nesse nível de
ensino durante a minha formação foi uma experiência gratificante, e uma
contribuição significativa na minha formação profissional.
Formação Universitária:
2007 – Graduando
do Curso de Letras Português/Espanhol, pela Fundação Universidade do Tocantins
– UNITINS.
2008 – Graduando
do Curso de Letras Português/Inglês, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências –
FTC.
Como já vinha
estudando e lecionando língua inglesa, senti que o melhor caminho a seguir
seria prestar vestibular para licenciatura em letras com inglês, mas as
possibilidades de sair da minha cidade para outra para cursar faculdade não
seria possível, então prestei vestibular para uma faculdade a distancia para
letras com espanhol, foi minha única alternativa. Comecei a cursar letras com
espanhol, mas, não me identifiquei.
Mesmo assim continuei meus estudos. Logo depois prestei o exame do ensino médio
o ENEM, alcancei uma boa media, me escrevi no PROUNI, e fui selecionado em
primeira chamada para o curso o qual me identifico e atuo na área.
Estágios:
2002 – Estagio
supervisionado em docência, em uma classe multisseriada, do ensino fundamental
I, na Escola Municipal da Água Verde – Coração
de Maria – Bahia. Nesse estagio
pude colar em prática as questões teóricas e aprendidas durante o curso de
magistério. Logo depois do termino do curso, fui convidado para assumir uma
classe do Fluxo Escolar Distorção Idade Série.
Outros Cursos:
Curso de
Informática Básica – Excel Infroenglish
O aprendizado
nesta área preparou-me para estar melhor inserido no mercado de trabalho
possibilitando não só apenas maior acesso a informação, mais também auxiliar no
meu trabalho como professor inserindo meus alunos na era da informação usando
uma ferramenta indispensável na educação como é o uso do computador.
Programa
Alfabetização Solidária
Curso realizado
na Universidade do Estado do Pará. A participação neste curso, foi fundamental
para minha formação profissional e incentivou-me a seguir em frente com meus
estudos.
Curso de Inglês
– CCAA
Neste curso tive
oportunidade de adquirir conhecimentos sobre essa língua estrangeira, com
relação a gramática e a escrita. Não tive oportunidade de concluir o curso, mas
continuo estudando de forma independente e na faculdade, porque meu objetivo é
ter o domínio completo da língua.
PROGESTÃO –
Programa de Capacitação a Distancia para Gestores Escolares:
Participar dessa
capacitação deixou claro para me, qual a definição que tenho e que quero com
relação a escola. Pude perceber a atuação dos diferentes sujeitos que fazem
parte da escola ( pais, alunos, professores e funcionários) em seu processo de
gestão. A cada módulo uma nova descoberta, que a cada encontro levou-me a
refletir sobre a minha postura ética enquanto gestor escolar.
No modulo I,
pude perceber “como articular a função social da escola com as especificidades
e as demandas da comunidade”. Nesse sentido a funcao da escola é promover junto
aos seus alunos, a construção de diversos saberes, procedimentos e valores
sociais.
No modulo II,
pude desenvolver e aprimorar meus conhecimentos sobre como podemos articular e
envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar. A participação de
todos nesse processo, como meio de conquista da autonomia por meio de canais de participação da
comunidade, a escola deixa de ser uma redoma e separada da realidade para
conquistar o status de uma comunidade educativa que interage com a sociedade.
A partir do
modulo III, pude perceber como construir a autonomia da escola, através da
construção coletiva do projeto político pedagógico. Percebi que o projeto
político de uma escola é um instrumento que denuncia inicialmente qual o
pensamento, a filosofia de trabalho daquela instituição. Em se tratando de um
modelo de gestão democrática participativa, o PPP é um referencial das divisões
de responsabilidade e compromisso com o trabalho desenvolvido na escola.
Já o modulo IV,
faz uma reflexão de como podemos promover o sucesso da aprendizagem do aluno e
a sua permanência na escola. Partindo desse pressuposto percebo que nós
gestores, professores e coordenadores temos muita dificuldade em realizar uma
avaliação que demonstre claramente nossos objetivos em tornar a escola em um
espaço de aprendizagem, numa perspectiva
democrática, que mostre a importância do planejamento, do trabalho coletivo, da
organização do espaço escolar e a construção do conhecimento de forma planejada
e avaliada durante todo tempo e, essas reflexões trouxeram várias possibilidades
de atuação para nos gestores.
O modulo V,
trouxe uma contribuição significativa de como podemos construir e desenvolver
os princípios da convivência democrática na escola. Em particular amei estudar
sobre esses princípios da convivência democrática na escola, porque a partir do
momento em que assumir a vice-direção da escola procurei de imediato formar uma
corrente de parceiros com os alunos e funcionários da escola. Os estudos
desenvolvidos tiraram algumas duvidas e ampliou o meu campo de visão para além
do muro da escola.
Os estudos
desenvolvidos a partir do modulo VI, deixa claro como nós gestores devemos
gerenciar os recursos financeiros da escola de forma planejada para garantir
uma gestão responsável e que atenda as necessidades básicas da escola, através
de um planejamento orçamentário, que vai desde a captação dos recursos ate a
prestação de contas.
Os
questionamentos levantados através dos estudos do modulo VII, mostraram como
gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola. As questões levantadas
sobre o tema, deixou claro, qual a diferença entre patrimônio material e
patrimonio imaterial. Além disso, pude perceber que a ação do gestor nesse
processo é fundamental, principalmente porque ele é o responsável pela mediação
entre todos que fazem parte da comunidade escolar. Pude ver ainda que é preciso
sensibilizar sobre a importância da conservação não só do bens materiais mais
do imaterial que envolve toda historicidade da escola que vai desde os recursos
humanos a proposta pedagógica defendida
pela escola e do respeito ao meio em que a escola está inserida.
A contribuição
do modulo VIII, é de extremo significado para nós gestores, por trazer uma
reflexão sobre a minha atuação frente aos profissionais da escola como
vice-diretor, pude corrigir alguns
pontos negativos e aprimorar os pontos positivos. Além de conhecer melhor quais
os direitos e deveres de cada um deles no exercício das suas funções, e as
relações inter-pessoais entre todos que trabalham na instituição de ensino.
A avaliação
institucional do estabelecimento de ensino que estudamos a partir do módulo IX,
faz uma levantamento de alguns mecanismos que devem ser utilizados pelas
escolas para melhorar a qualidade de ensino e outros segmentos que fazem parte
do processo. Pude observar que a avaliação institucional da unidade pedagógica
de ensino deve seguir algumas metas, que não são suficientes para garantir o
sucesso da avaliação, é preciso que a escola tenha uma visão de totalidade, que significa que a
escola deve ser avaliada em seu todo, envolvendo serviços, desempenhos e suas
inter-relações. O projeto político pedagógico é um instrumento indispensável
neste processo de avaliação. Outro ponto importante é o trabalho coletivo entre
todos os segmentos que compõe a comunidade escolar para garantir o sucesso da avaliação.
Atividades Profissionais:
2000 – 2002 –
Professor do EJA do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Antonio Catarino.
Atuando neste nível, pude não apenas partilhar conhecimentos, mas também
aprender mais sobre a aquisição do conhecimento em geral e, em especial do
conhecimento lingüístico.
2003 – Professor
do Fluxo Escolar – Escola Municipal Antonio Catarino. Atuando no fluxo pude
perceber a importância do trabalho do profissional em educação. Foi uma experiência
muito significativa, porque tive a oportunidade de contribuir com meus
conhecimentos e adquirir novos valores a
partir de um mundo completamente diferente do meu.
2004 –
Supervisor de Classes Aceleradas – Fluxo Escolar – Com o bom trabalho desenvolvido
como professor do fluxo fui convidado pela Líder Local para atuar na supervisão do projeto. Foi uma experiência
nova e muito gratificante que contribuiu
para minha formação profissional.
2005 – Professor
do Ensino Fundamental I – Escola Municipal Antonio Catarino – Atuando em classe
multisseriada, mais uma vez pude
perceber o quanto o professor é malabarista, um verdadeiro artista.
2006 – 2008 –
Professor do Ensino Fundamental II – Atuando junto a esse nível de ensino, pude
vivenciar na pratica os resultados dos
meus estudos na área Língua
Inglesa em uma preceptiva
textual, exercendo o papel de mediador do conhecimento e de parceiro na
formação dos meus alunos.
2008 –
Vice-Diretor – Escola Municipal Antonio Costa Ferreira – Atuando como gestor,
pude aproximar a minha realidade do meio em que a escola está inserida. E
vivenciando uma nova etapa em minha
vida. A partir do meu trabalho desenvolvido como professor, atuando com
responsabilidade e apaixonado pela profissão, levou a direção, a me convidar
para assumir a vice-direção da escola. Atuando como gestor pude perceber com é
difícil gerir pessoas mas, ao mesmo
tempo tenho o meu trabalho reconhecido por todos. Não só o reconhecimento, mas,
a certeza de que aprendo com todos que estão a minha volta e o quanto estou
contribuindo para a melhorar a qualidade do ensino na unidade escolar.
Participação em Eventos:
2006 – UEFS - Leitura
e Interdisciplinaridade.
2007 – SMEC – I
Seminario Educação Ambiental e Sustentabilidade.
2007 – IX EREL –
Encontro Regional dos Estudantes de Letras – UFAL.
2007 – UFAL – O
Texto Publicitário em Sala de Aula.
2007 – UNEB – II
Encontro de Leitura e Literatura - ELLUNEB.
2007 – UNEB –
Oficina de Literatura Afro-brasileira: memórias, história e ficção.
2008 – UFS – X
Encontro Regional de Estudantes de Letras.
2008 – UFS – As
novas Metodologias para o Ensino de Língua Inglesa.
2008 – SMEC – I
Encontro Municipal de Educação Inclusiva.
Títulos e Concursos
:
2007 – Professor do Ensino Fundamental I, Secretaria
Municipal de Educação do Município de Coração de Maria. Fui classificado
2º. Lugar, tomei posse e, estou atuando na Escola Antonio Costa Ferreira como
vice-diretor e professor de inglês.
Filiação a Sociedades Cientifica e
Associações de Classe:
Associação de
Professores do Ensino Fundamental de Coração de Maria - Bahia
“As vezes achamos que nossos sonhos é
maior que a realidade, quando sabemos que a realidade, é muito maior que
qualquer sonho nosso realizado”
Josuel Souza
VC vai está ajudando muito!Obrigado!
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