domingo, 3 de setembro de 2017

FILOSOFIA DA RELIGIÃO - QUESTÕES DE REVISÃO

_______________________________Questão 01
O que é a Filosofia da Religião?

R: É um ramo da Filosofia que investiga as origens e a natureza   de fenômeno religioso e estuda a influência da religião no comportamento humano e nas sociedades.

______________________________Questão 02
Qual a compreensão de Platão sobre o demiurgo?

R: Platão compreende o demiurgo como uma força ordenadora de tudo, ou seja, a alma do mundo: o demiurgo dotou o mundo, além de um corpo perfeito também de alma e de inteligência perfeitas. Assim criou a alma do mundo servindo-se de três princípios: a essência, o idêntico e o diferente. E uniu a alma do corpo do mundo.

______________________________Questão 03
Como era o primeiro motor de Aristóteles?

R: Segundo Aristóteles o primeiro motor e responsável pelo principio do movimento; e, ao mesmo tempo, causa e finalidade. Ele e o causador do inicio do movimento dos astros e das efemeridades celestes.

______________________________Questão 04
Quais eram as três correntes filosóficas da cultura helenística?

R: O estoicismo, o epicurismo e ceticismo.

______________________________Questão 05
O que era a filosofia estoica?

R: O pensamento filosófico dos estoicos se baseava no entendimento da condição trágica do ser humano, cujo destino esta ligada a dor, ao sofrimento e finalmente, a morte e, situações irremediáveis.  

______________________________Questão 06
Qual era o Fundamento Filosófico do epicurismo?

R: O epicurismo, por sua vez, e uma escola filosófica helenística fundada pelo pensador grego Epicuro, cuja filosofia apontada para o prazer com o caminho para a felicidade e do sentido da vida.

______________________________Questão 08
O que foi o hedonismo?

R: É uma doutrina filosófica que proclama o prazer como fim supremo da vida. Portanto, para os hedonistas, a base da existência humana deve ser marcada pela busca do prazer e pela superação da dor.

______________________________Questão 09
O que foi o ceticismo?

R: Foi uma corrente filosófica que pregava que não se pode conhecer a verdade.

______________________________Questão 10
Qual era o objeto de estudo da Filosofia da Religião?

R: O objeto de estudo da Filosofia da Religião toma como estudo questões relacionadas como a transcendência e a existência de Deus, a espiritualidade e o fenômeno religioso do ponto de vista filosófico, o que significa dizer que não podemos confundi-la como a Teologia, a apologética ou a fenologia da religião.

______________________________Questão 11
O que foi o fenômeno religioso?

R: O estudo do fenômeno religioso, em função da sua especificidade, tem papel fundamental da compreensão da dimensão religiosa de um povo, pois sempre estar em sintonia com a cultura e os costumes de uma determinada população.    

______________________________Questão 12
Como se deu a privatização religiosa?

R: Se deu a partir do momento em que podemos compreender o crescente aumento, no período moderno, de pessoas que se dizem possuidoras de espiritualidade, porem, sem a prática da adesão a uma determinada instituição religiosa.  

______________________________Questão 13
Quais as principais escolas filosóficas do período medieval?

R: Duas grandes escolas filosóficas despertaram na Idade Media: a patrística e a escolástica.


______________________________Questão 14
O que foi a escola filosófica patrística?

R: Denominamos a escola patrística a doutrina dos autores da Antiguidade, ou seja, a ciência dos chamados Padres da Igreja,

______________________________Questão 15
O que foi a escola filosófica escolástica?

R: Foi o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Media e teve preocupação estabelecer um nexo entre a fé e a razão.

______________________________Questão 16
Quais são as três fases da escola filosófica escolástica?

R: Foi o primeiro primitivo (século IX-XII), o segundo apogeu (século XII) e o terceiro a decadência (século XIV-XV).
______________________________Questão 17
 Qual era o pensamento de Agostinho de Hipona?

R: Ele foi um dos principais pensadores do inicio do cristianismo da época conhecida por patrística e foi quando se tornou um grande filosofo e deu inicio a sua carreira no estudo e no ensino da gramatica e da retorica. Da gramática, Agostinho passou para a investigação filosófica, ingressando na seita dos maniqueístas, corrente que defendia a existência de dois princípios ativos, o bem e mal. Ele superou esse dualismo quando aceitou o pensamento Plotino, que defendia a tese de que o mal é a ausência do bem. 

______________________________Questão 18
Qual foi a Suma Teológica de Tomás de Aquino?

R: A Suma Teológica, obra-prima envolvendo a filosofia e a Teologia, que comporta argumentos racionais e logicas para demonstrar a fé e atestar a existência de Deus.

______________________________Questão 19
O que divergia entre Duns Scotto e Tomás de Aquino?

R: O ponto de partida básico, que o separa de Santo Tomás é: a) O contraste entre a verdade racional da metafisica – própria da razão humana e valido, portanto, para todos os homens – e verdade da fé a qual a razão pode somente se submeter e que tem uma certeza bem sólida para os católicos. O outo ponto é: b) A fé não tem nada a ver com a ciência. A fé pertence ao domínio prático. “A fé não é um habito especulativo, nem o crer é um ato especulativo, nem a visão que urge ao crer é uma visão especulativa, mas prática”.

______________________________Questão 20
Como pensava de Guilherme de Ockham?

R: Foi um dos que levou a radicalidade da separação entre a fé e a razão e, portanto, para ele, filosofia e a teologia trilharam caminhos completamente diferentes.
   
______________________________Questão 21
Quem foi João Wyclif?

R: Foi um teólogo que discriminou suas ideias reformistas entre o povo e procurou aproximá-lo de uma leitura direta da Bíblia, sem a intermediação da hierarquia eclesiástica.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...