Colégio em Ação (CA) desenvolve Tecnologia para
Estudantes com Deficiência Intelectual
Por: Josuel de Souza Ferreira – RU: 1156849
Polo – PAP – Feira de Santana/BA
Data: 15/08/2017
Essa reportagem tem como tema “Tecnologia a Serviço da Inclusão Escolar”
tem como objetivo mostrar a importância das Tecnologias de Informação e
Comunicação na educação, visando inserir os alunos que tem Deficiência
Intelectual e preparar os docentes e gestores escolares para a lhe dar com esses
tipos de deficiência intelectual e, com as Tecnologias de Informação e
Comunicação-TIC. Sendo assim, essas ferramentas são necessárias para os
processos pedagógicos da Instituição Escolar. Com isso, a Deficiência
Intelectual, de acordo com a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual
do Desenvolvimento AAIDD, é caracterizada por um funcionamento intelectual
inferior a media que chamamos de QI. Segundo
a mesma, diz que é associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas
de habilidades. Essas habilidades são: a comunicação, o autocuidado, a vida no
lar, a adaptação social, a saúde e a segurança. Para a AAIDD uso desses
recursos da comunidade é favorável junto à determinação, funções acadêmicas,
lazer e desenvolvimento do trabalho. Nós sabemos que esses tipos de Deficiência
Intelectual se manifestam antes dos 18 (dezoito) anos de idade. Por esses
motivos, o uso das tecnologias ajuda a favorecerem os jovens que sofrem com
algum tipo de deficiência intelectual, ajudando nos relacionamentos com os
outros e ajudando eles fazerem a integração com os meios social que eles vivem. A Tecnologia a Serviço da
Inclusão é um projeto voltado a esses tipos de Deficiência Intelectual
realizado no Colégio em Ação-CA da rede particular de ensino, onde são
utilizados os computadores, notebooks e os smartphones que são adaptados para
cada tipo de estudante e o grau de Deficiência Intelectual a que eles se
inseriram. O projeto estar em fase de experimentação no Colégio em Ação-AC. O
projeto constitui na implantação de “Comando de Voz”, que são colocados nas
plataformas dos aparelhos tecnológicos. Segundo a professora e coordenadora
Luciene das Dores diz que “o projeto de integração dos jovens com que Deficiência
Intelectual abre novos caminhos, tanto para os professores da escola se
auxiliar e, para adolescentes ganharem mais independência”. Também em conversa
com a direção do colégio a senhora Doralice Dias, disse que “todas as
disciplina estão envolvidas nesse processo e, que cada uma desenvolve seu
trabalho e, a maneira com que utilizarão o aplicativo ou a plataforma de acordo
a Deficiência dos seus alunos”. Observamos dentro do colégio os acessos para os
alunos que tem Deficiência Intelectual e, notamos que há rampas de acessos e
todos os banheiros são adaptados, até por que o aplicativo que funciona no
smartphone “Sonar” de maneiras diferenciadas quando chega ou o “Comando de Voz”
emite o alerta próprio da a deficiência. Em conversa com a aluna do 3º
ano do Ensino Médio foi perguntado com foi pensado e criado à plataforma e o
aplicativo, ela disse que foi criado em laboratório de Ciências e Tecnologias
do Colégio em Ação-AC, ela mais cinco alunos. Questionado também, sobe o tipo
de deferência o aplicativo “Sonar” e o “Comando de Voz”, está sendo utilizado,
disseram que é utilizado para tipo de Deficiência de Intelectual é Moderado ou
Médio. Outro ponto importante é faixa etária dos alunos que participam do
projeto que é 12 até os 18 anos de idade.
O projeto também tem seus objetivos bem definidos que é atingir com o
uso do aplicativo ou da plataforma. Em conversa com a Direção, Ela relatou as
vantagens e desvantagens desses aplicativos e da plataforma, com o pouco
recurso não da para alcançar um número muito grande de jovens que precisam ser
assistidos a vantagem é que podemos experimentar esse projeto dentro da própria
escola, atendendo nossos jovens que tem essa Deficiência Intelectual.
De acordo coa a “Nova Escola”, ela lança um pergunta que é instigante: Como
lidar com alunos com deficiência intelectual na escola? Segundo a psicopedagoga
especialista em Inclusão, ouvida pela “Nova Escola” Daniela Alonso, as
limitações impostas pela deficiência dependem muito do desenvolvimento do
indivíduo nas relações sociais e de seus aprendizados, variando bastante de uma
criança para outra. Em geral, a deficiência intelectual traz mais dificuldades
para que a criança interprete conteúdos abstratos.
Ainda segundo a “Nova Escola”, é
nesse sentido de exigir estratégias diferenciadas por parte do professor, que
diversifica os modos de exposição nas aulas, relacionando os conteúdos
curriculares a situações do cotidiano, e mostra exemplos concretos para
ilustrar ideias mais complexas. Por isso, AAIDD deia claro que as crianças
podem aparecer com problemas de aprendizado. Se, ao final da educação infantil,
a criança apresenta limitações de aprendizado, como para a alfabetização e para
a matemática, consulte profissionais da área. Alguns sintomas comuns são: Confusão
no uso de palavras que indicam direção (dentro, fora, em cima/embaixo,
direita/esquerda; Dificuldade de coordenação motora grossa (tropeça, colide com
objetos, cai muito; Dificuldade de coordenação motora fina (não pega corretamente
o lápis, não sabe usar a tesoura), Dificuldade para reconhecer cores, números e
letras; Dificuldade de associar letras a sons; Dificuldade com sequências
(1,2,3...); Dificuldade para contar; Dificuldade para memorizar fatos numéricos
(quantos anos tem); Dificuldade para aprender cantigas infantis com rimas e Frases
ditas de maneira confusa, com erro de pronúncia das palavras. Devido a isso, o
Colégio em Ação-AC, é um dos mais diversos centros de ensino que se preocupa
com o bem-estar de todos os seres que vivem e se preocupa com os outros. Por
isso, é que mais uma vez estamos diante de pessoas que acredita no seres
humano.
Fonte
Referências:
NOVA ESCOLA O que é deficiência intelectual? Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/271/o-que-e-deficiencia-intelectual>
Acesso em 18 de agosto de 2017.
Imagens do Google
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