JOSUEL DE SOUZA
FERREIRA
SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM
Pré-projeto apresentado ao
Programa de Pós-Graduação em Administração Escolar, Supervisão e Orientação da
UNIASSELVI-PÓS, como uns dos requisitos básicos para a orientação do Artigo
Cientifico de final de curso.
TEMA:
Supervisão e Avaliação no processo de Ensino e Aprendizagem.
TEMA DELIMITADO:
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma nova
concepção e desafio do Supervisor Escolar, aprendizagem e avaliação, visto que,
vivemos em uma época que para muitos se personaliza como uma época de crise
resultante da redução de conhecimento e do exagero comportamental disciplinar.
Para superá-la é preciso novas práxis pedagógicas. O processo de ensino e
aprendizagem dentro de um contexto que envolve a Supervisão e Avaliação na
perspectiva da aprendizagem buscando refletir sobre a figura do Supervisor
Escolar na contemporaneidade. O seu fazer pedagógico o qual envolve ações tais
como acompanhar, orientar, monitorar e analisar todo o processo educativo e não
mais apenas controlar os professores e os alunos. De forma contundente, seu
papel como mediador da prática avaliativa na Unidade de Ensino, esta
compreendida enquanto fase de extrema importância no processo de ensino e
aprendizagem, tendo em vista os paradigmas vigentes. Aponta-se ainda a
necessidade de uma formação profissional do Supervisor mais consistente para a
melhoria da qualidade das ações desenvolvidas por este profissional no contexto
escolar e conseqüentemente para a qualidade em todo o processo educacional.
TRANSFORMAÇÃO
DO TEMA EM PROBLEMA:
Qual é o verdadeiro papel do Supervisor Escolar?
OBJETIVO GERAL:
Analisar quais eram os motivos da Supervisão e Avaliação dentro do
espaça escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Averiguar quais eram os conceitos da Supervisão
Escolar.
Apresentar as atividades de forma coerentes das
avaliações feita pelo Supervisor.
Identificar a percepção do Supervisor.
METODOLOGIA
DA PESQUISA:
Pesquisa básica;
A abordagem do problema: qualitativo;
Os objetivos serão explicativos;
Os procedimentos técnicos será através de
bibliografias e documental.
INSTRUMENTOS
DE COLETA DE DADOS:
Pesquisa Básica
Pesquisa Qualitativa
Pesquisa Explicativa
Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa Documental
REFERÊNCIAS:
BRANDÃO,
Carlos da Fonseca. LDB passo a passo: Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei nº 9394/96), comentada e interpretada, Artigo por Artigo. 3 ed.
atual. São Paulo: Avercamp, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação e
Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental / Ministério da
Educação e Cultura. Brasil: Brasília, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. A avaliação escolar. In didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MEDINA, A. S. Noves olhares sobre a supervisão. Supervisor Escolar: parceiro político-pedagógico do professor. Campinas, SP: Papirus, 1997.
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MENDES, Rosa Emilio de Araujo. Supervisão Pedagógica: do
modelo burocrático ao processo participativo. Revista de Educação AEC,
Brasília, n° 57,1985.
PASSERINO, L. R. l. M. O Supervisor educacional à luz da
concepção libertadora. Revista Acadêmica, PUC - PR: 1996.
SAVIANI, Demerval: A Supervisão Educacional em Perspectiva
Histórica: da função á profissão pela mediação da idéia. In FERREIRA, Naura
Syria Carapeto (org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 5ª
Ed São Paulo: Cortez, 2006.
TURRA, Clódia Maria Godoy et all. Planejamento de ensino e avaliação. 11 edição. Porto Alegre: SAGRA 1998.
TURRA, Clódia Maria Godoy et all. Planejamento de ensino e avaliação. 11 edição. Porto Alegre: SAGRA 1998.
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