sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM



JOSUEL DE SOUZA FERREIRA



SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM



Pré-projeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Escolar, Supervisão e Orientação da UNIASSELVI-PÓS, como uns dos requisitos básicos para a orientação do Artigo Cientifico de final de curso.






TEMA:


Supervisão e Avaliação no processo de Ensino e Aprendizagem.


TEMA DELIMITADO:


O presente artigo tem por objetivo apresentar uma nova concepção e desafio do Supervisor Escolar, aprendizagem e avaliação, visto que, vivemos em uma época que para muitos se personaliza como uma época de crise resultante da redução de conhecimento e do exagero comportamental disciplinar. Para superá-la é preciso novas práxis pedagógicas. O processo de ensino e aprendizagem dentro de um contexto que envolve a Supervisão e Avaliação na perspectiva da aprendizagem buscando refletir sobre a figura do Supervisor Escolar na contemporaneidade. O seu fazer pedagógico o qual envolve ações tais como acompanhar, orientar, monitorar e analisar todo o processo educativo e não mais apenas controlar os professores e os alunos. De forma contundente, seu papel como mediador da prática avaliativa na Unidade de Ensino, esta compreendida enquanto fase de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista os paradigmas vigentes. Aponta-se ainda a necessidade de uma formação profissional do Supervisor mais consistente para a melhoria da qualidade das ações desenvolvidas por este profissional no contexto escolar e conseqüentemente para a qualidade em todo o processo educacional.

TRANSFORMAÇÃO DO TEMA EM PROBLEMA:

Qual é o verdadeiro papel do Supervisor Escolar?

OBJETIVO GERAL:

Analisar quais eram os motivos da Supervisão e Avaliação dentro do espaça escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Averiguar quais eram os conceitos da Supervisão Escolar.
Apresentar as atividades de forma coerentes das avaliações feita pelo Supervisor.
Identificar a percepção do Supervisor.

METODOLOGIA DA PESQUISA:

Pesquisa básica;
A abordagem do problema: qualitativo;
Os objetivos serão explicativos;
Os procedimentos técnicos será através de bibliografias e documental.

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS:

Pesquisa Básica
Pesquisa Qualitativa
Pesquisa Explicativa
Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa Documental


REFERÊNCIAS:

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB passo a passo: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), comentada e interpretada, Artigo por Artigo. 3 ed. atual. São Paulo: Avercamp, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental / Ministério da Educação e Cultura. Brasil: Brasília, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. A avaliação escolar. In didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MEDINA, A. S. Noves olhares sobre a supervisão. Supervisor Escolar: parceiro político-pedagógico do professor. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MENDES, Rosa Emilio de Araujo. Supervisão Pedagógica: do modelo burocrático ao processo participativo. Revista de Educação AEC, Brasília, n° 57,1985.

PASSERINO, L. R. l. M. O Supervisor educacional à luz da concepção libertadora. Revista Acadêmica, PUC - PR: 1996.

SAVIANI, Demerval: A Supervisão Educacional em Perspectiva Histórica: da função á profissão pela mediação da idéia. In FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 5ª Ed São Paulo: Cortez, 2006.

TURRA, Clódia Maria Godoy et all. Planejamento de ensino e avaliação. 11 edição. Porto Alegre: SAGRA 1998.

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