terça-feira, 9 de julho de 2013

PLANO DE AÇÃO




PLANO DE AÇÃO

SÉRIE


1º Ano

DISCIPLINA

Língua Inglesa
ÁREA DO CONHECIMENTO
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
ESTAGIÁRIO

Josuel de Souza Ferreira   

DURAÇÃO
 4 Horas

ANÁLISE SITUACIONAL


A produção de textos no Ensino Médio tem por objetivo formar alunos-escritores capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Sabemos, entretanto, que embora gratificante para muitos, produzirem textos eficientes não é fácil para ninguém. Além desse fato, há outras dificuldades para chegar a esse objetivo. Uma delas se deve a que, muitas vezes a escola e a família não proporcionam ao aluno um contato sistematizado com bons materiais de leitura e com adultos leitores, ou com situações que exijam práticas de leitura e de escrita.
Outra, ao fato de algumas escolas oferecerem, ainda hoje, um ensino de produção de textos centrado no professor, isto é, o aluno redige para o professor, tentando atender à solicitação que lhe é feita: produzir textos a partir de temas e que tenham clareza, coesão, coerência, concisão, estilo, etc., e acima de tudo, rigor gramatical. Depois de certo esforço, o resultado são manifestações de desânimo: “Não sei escrever”, “Detesto redação”, “Professor me dá o começo, por favor", (William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães).
Portanto, desde as séries iniciais, há necessidade de que o professor demonstre ao aluno que o ato de escrever pressupõe alguns elementos essenciais: para quem escrevemos o que queremos dizer, com que finalidade, qual é o gênero mais adequado a essa finalidade e como se produz esse gênero.
Assim, um escritor competente é alguém que planeja o discurso e conseqüentemente o texto em função do seu objetivo e do leitor o que se destina, sem desconsiderar as características específicas do gênero.

AÇÃO (O QUE FAZER?)

·         Contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem desenvolvendo oficinas de leitura, interpretação e produção de texto.
PERIODO (QUANDO?)
IV Unidade
RESPONSÁVEL (COM QUEM?

Estagiário, Professores, coordenação pedagógica e alunos, alem da comunidade escolar que esteja envolvida de forma direta ou indireta com o processo de ensino da unidade escolar.

RECURSOS (COM O QUE?)

HUMANOS:

Professor; Aluno; Direção; Coordenação; Comunidade
MATERIAIS:
Lousa; Giz; Apagador; Cartolina; Papeis diversos; Tinta; Lápis de cor; Livros; Jornais; Revistas; Internet
ÁUDIOS VISUAIS:
Vídeo; TV; Aparelho de som; Retro projetor; DVD; CD; Computador; Data show

ORIGEM DOS RECURSOS

Adquirido através dos;

v  Estagiários;
v  Alunos;
v  Professores;
v  Direção escola.

OBJETIVOS

Até recentemente o ensino de produção de textos era feita a partir de um procedimento único e global, como se todos os tipos de textos fossem iguais e não apresentassem determinadas dificuldades e, por isso, não exigissem aprendizagens específicas.
Portanto, o presente Plano de Ação, voltado para uma oficina de produção de textos, tem como objetivos:
v  Formar escritores competentes capazes de produzir textos coesos, coerentes e eficazes;
v  Propor situações de produção de textos, individuais e/ou em pequenos grupos nas quais os alunos compartilhem as atividades;
v  Produzir textos a partir de outros conhecidos;
v  Utilizar recursos variados para reescrever textos.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

v  A abordagem gramatical utilizada na lição vigente;
v   Produção de testos orais e escritos.
v  A abordagem do vocabulário apresentado durante a leitura.
v  A inserção cultural das leituras realizadas.
v  Vocabulário útil para o dia-a-dia;
v  Adequação ao nível lecionado.
v   Produção de textos a partir de temas atuais e relevantes.
v  Boa qualidade da dos textos selecionados para leitura.
v  Exposição dos trabalhos realizados em sala.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá em dois momentos distintos. No primeiro momento, ao final das atividades do dia a turma deverá preencher uma ficha avaliando o gênero, a metodologia e participação da turma.  No segundo momento será a vez do professor avaliar o gênero, a participação da turma nas atividades proposta, a sua atuação, os recursos. Além do que, o professor fará um relatório descrevendo como foi trabalhar com cada gênero.
RESULTADOS ESPERADOS

  • Espera-se que os alunos consigam ler com propriedade, produzir textos orais e escritos.

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