PLANO DE AÇÃO
|
SÉRIE
|
1º Ano
|
|||
DISCIPLINA
|
Língua Inglesa
|
||||
ÁREA DO CONHECIMENTO
|
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
|
||||
ESTAGIÁRIO
|
Josuel de
Souza Ferreira
|
DURAÇÃO
|
4 Horas
|
||
ANÁLISE
SITUACIONAL
|
|||||
A
produção de textos no Ensino Médio tem por objetivo formar alunos-escritores
capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Sabemos, entretanto,
que embora gratificante para muitos, produzirem textos eficientes não é fácil
para ninguém. Além desse fato, há outras dificuldades para chegar a esse
objetivo. Uma delas se deve a que, muitas vezes a escola e a família não
proporcionam ao aluno um contato sistematizado com bons materiais de leitura
e com adultos leitores, ou com situações que exijam práticas de leitura e de
escrita.
Outra,
ao fato de algumas escolas oferecerem, ainda hoje, um ensino de produção de
textos centrado no professor, isto é, o aluno redige para o professor,
tentando atender à solicitação que lhe é feita: produzir textos a partir de
temas e que tenham clareza, coesão, coerência, concisão, estilo, etc., e
acima de tudo, rigor gramatical. Depois de certo esforço, o resultado são
manifestações de desânimo: “Não sei escrever”, “Detesto redação”, “Professor
me dá o começo, por favor", (William Roberto Cereja e Thereza Cochar
Magalhães).
Portanto,
desde as séries iniciais, há necessidade de que o professor demonstre ao
aluno que o ato de escrever pressupõe alguns elementos essenciais: para quem
escrevemos o que queremos dizer, com que finalidade, qual é o gênero mais
adequado a essa finalidade e como se produz esse gênero.
Assim,
um escritor competente é alguém que planeja o discurso e conseqüentemente o
texto em função do seu objetivo e do leitor o que se destina, sem
desconsiderar as características específicas do gênero.
|
|||||
AÇÃO
(O QUE FAZER?)
|
|||||
·
Contribuir de forma significativa no processo
de ensino e aprendizagem desenvolvendo oficinas de leitura, interpretação e
produção de texto.
|
|||||
PERIODO
(QUANDO?)
|
|||||
IV Unidade
|
|||||
RESPONSÁVEL
(COM QUEM?
|
|||||
Estagiário,
Professores, coordenação pedagógica e alunos, alem da comunidade escolar que
esteja envolvida de forma direta ou indireta com o processo de ensino da
unidade escolar.
|
|||||
RECURSOS
(COM O QUE?)
|
|||||
HUMANOS:
Professor; Aluno; Direção; Coordenação;
Comunidade
MATERIAIS:
Lousa;
Giz; Apagador; Cartolina; Papeis diversos; Tinta; Lápis de cor; Livros; Jornais;
Revistas; Internet
ÁUDIOS
VISUAIS:
Vídeo;
TV; Aparelho de som; Retro projetor; DVD; CD; Computador; Data show
|
|||||
ORIGEM
DOS RECURSOS
|
|||||
Adquirido através dos;
v
Estagiários;
v
Alunos;
v
Professores;
v
Direção escola.
|
|||||
OBJETIVOS
|
|||||
Até
recentemente o ensino de produção de textos era feita a partir de um
procedimento único e global, como se todos os tipos de textos fossem iguais e
não apresentassem determinadas dificuldades e, por isso, não exigissem
aprendizagens específicas.
Portanto,
o presente Plano de Ação, voltado para uma oficina de produção de textos, tem
como objetivos:
v Formar escritores competentes
capazes de produzir textos coesos, coerentes e eficazes;
v Propor situações de produção de
textos, individuais e/ou em pequenos grupos nas quais os alunos compartilhem
as atividades;
v Produzir textos a partir de
outros conhecidos;
v Utilizar recursos variados para
reescrever textos.
|
|||||
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
|
|||||
v A abordagem gramatical utilizada na lição vigente;
v
Produção de testos orais e escritos.
v A abordagem do vocabulário apresentado durante a leitura.
v A inserção cultural das leituras realizadas.
v Vocabulário útil para o dia-a-dia;
v Adequação ao nível lecionado.
v Produção de textos a partir de
temas atuais e relevantes.
v
Boa qualidade da dos textos
selecionados para leitura.
v Exposição dos trabalhos realizados em sala.
|
|||||
AVALIAÇÃO
|
|||||
A avaliação acontecerá em dois
momentos distintos. No primeiro momento, ao final das atividades do dia a
turma deverá preencher uma ficha avaliando o gênero, a metodologia e
participação da turma. No segundo
momento será a vez do professor avaliar o gênero, a participação da turma nas
atividades proposta, a sua atuação, os recursos. Além do que, o professor
fará um relatório descrevendo como foi trabalhar com cada gênero.
|
|||||
RESULTADOS
ESPERADOS
|
|||||
|
terça-feira, 9 de julho de 2013
PLANO DE AÇÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...
-
Relatório apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado I ...
-
Relatório apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II...
-
_ ______________________________Questão 01 O que é a Filosofia da Religião? R: É um ramo da Filosofia que investiga as origens e ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário