terça-feira, 9 de julho de 2013

PLANO DE AULA II



PLANO DE AULA

SÉRIE


2º Ano

DISCIPLINA

Língua Inglesa
ÁREA DO CONHECIMENTO
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
OBJETIVO GERAL
  • Levar o educando a integrar-se no mundo atual, caracterizado pelo avanço tecnológico e pelo grande intercambio entre as nações e considerar o estudo da língua inglesa como meio de penetração do pensamento e da cultura dos países que falam inglês.
AULAS

04
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Compreender músicas, textos, etc., utilizando os métodos SKIMMING e SCANNING.
·         Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos.
·         Desenvolver estratégias de “READING” através do trabalho com música.
·         Desenvolver habilidades de “LISTENING”.
·         Desenvolver estratégias de “SPEAKING”
·         Levar o aluno progressivamente a falar, ouvir, ler e escrever em língua inglesa.
·         Conduzir o aluno a adquirir gradativamente estruturas básicas da língua inglesa através da música.
·         Leva o aluno a cantar e compreender o que esta cantando.
·         Promover a expressão de vocabulário.


CONTEÚDOS

·         SKIMMING E SCANNING
·         O dicionário de inglês: suas características e utilidades
·         Gênero Textual. (Músicas)
·         Linguagem oral e escrita;
·         Gêneros e suas características;
·         Variedade linguística;
·         Vocabulário.
·         Análise e interpretação.


DESENVOLVIMENTO


OFICINA 01


SUPORTE

ATIVIDADES / PROCEDIMENTOS
1º MOMENTO: Mensagem (slide)
2º MOMENTO: Dinâmica: jogo da memória de animais (imagem x palavra)
3º MOMENTO: Assistir ao Filme: “HIGH SCHOOL MUSICAL 2” até a cena onde possui a música: You are the music in me
4º MOMENTO: Coreografia - Grupo da Escola Colégio Estadual D. Pedro II coma mesma canção
5º MOMENTO: Coral com o mesmo grupo e canção
6º MOMENTO: Acompanhar a letra da música incompleta para preencher os espaços vazios com as que faltam
7º MOMENTO: Socialização
8º MOMENTO: Cântico da música
9º MOMENTO: Explicação em slides dos métodos SKIMMING E SCANNING
10º MOMENTO: Utilizar os métodos para compreender a letra da música
11º MOMENTO: Conversa informal sobre o que é tradução e o que é versão (slides)
12º MOMENTO: Assistir à versão da música mencionada anteriormente
13º MOMENTO: Comparar a tradução realizada pelos alunos com a que foi assistida
14º MOMENTO: Mensagem final (slide)

Filme: HIGH SCHOOL MUSICAL 2
Music: “WITHOUT YOU” AIR SUPPLY.


No I can't forget this evening
Or your face as you were leaving
But I guess that's just the way the story goes
You always smile but in your eyes
Your sorrow shows, yes it shows

No I can't forget tomorrow
When I think of all my sorrows
When I had you there but then I let you go
And now it's only fair that I should let you know
What you should know

I can't live, if living is without you
I can't give, I can't give anymore

I can't live, if living is without you
I can't give, I can't give anymore

Som - CD – material xerocado – Canetas – lápis – Data Show – DVD – Jogo da memória.

OFICINA 02
SUPORTE

ATIVIDADES / PROCEDIMENTOS
1º MOMENTO: Mensagem (Slide)
Socialização da Atividade complementar
2º MOMENTO: Dinâmica: Corrida dos acertos
Os educandos se arrumarão em duas filas. Eles terão que pegar a palavra que corresponde à tradução solicitada no quadro, correr e colar a baixo. Ganha o grupo que colar mais palavras corretas
3º MOMENTO: Estudando o dicionário de inglês. Conversa alusiva sobre: O que é um dicionário de Inglês?
Para que serve?
4º MOMENTO: Confecção do Dicionário ilustrado aplicação
Os alunos com o com o auxilio de jornais, revistas, tesoura, cola, irão produzir um dicionário ilustrado gigante, Eles recortarão a imagem na respectiva pagina.
5º MOMENTO: Correção e apresentação do Dicionário Ilustrado
6º MOMENTO: Solicitar aos alunos que pesquisem no dicionário algumas expressões para assim compreender melhor a sua utilidade (slide)
7º MOMENTO: Socialização
8º MOMENTO: Mensagem final (slide)

Som/CD/material  xerocado/Canetas/lápis/data Show /DVD/Jogo da memória /Dicionário de Inglês/Papel ofício /Revistas /Jornais /Cola.











RECURSOS











Ø  Professor; Aluno; Direção; Coordenação; Comunidade.
Ø  Lousa; Giz; Apagador; Cartolina; Papeis diversos; Tinta; Lápis de cor; Livros; Jornais; Revistas; Internet.
Ø  Vídeo; TV; Aparelho de som; Retro projetor; DVD; CD; Computador; Data show.
                             

AVALIAÇÃO

v  Participação do aluno em classe.
v  Execução de trabalhos e pesquisas.
v  Leitura individual e em grupo.
v  Testes baseados no conteúdo.
v  Observação da competência e desempenho dos alunos.
v  Desenvolvimento do “READING, LISTENING, SPEAKING”.




OBSERVAÇÕES:














REFERENCIAS


PERRI, Edilza Lobo. Way out: inglês básico, técnico e comercial. São Paulo. 1992.


Um comentário:

  1. Parabéns professor Josuel pelo magnifico plano de aula.Estou começando agora nessa missão,e gostaria de ter um plano desse mesmo modelo, com a temática da letra de canção e canção STRONGER de Kelly Clarkson. Como abordá-la junto a classe na forma de sequencia didática. Se não for tão inconveniente de minha parte, e se dentro de seu precioso tempo puder me ajudar, fico eternamente grata. E-mail: izabelmartins573@gmail.com

    ResponderExcluir

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...