PLANO
DE AULA
|
SÉRIE
|
1º Ano
|
||||||
DISCIPLINA
|
Língua Portuguesa
|
|||||||
ÁREA DO CONHECIMENTO
|
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
|
|||||||
OBJETIVO GERAL
·
Perceber que uma língua é um conjunto de vocábulos que somente fazem
sentido quando articulados em um texto, com um propósito comunicativo, e entender
a necessidade de fazer uma intervenção para tentar ao menos, colocar a turma
num plano horizontal quanto a leitura e a produção satisfatória de textos,
tendo a percepção que é necessário integrar-se no mundo atual, caracterizado
pelo avanço tecnológico e que requer do individuo uma postura critica e
reflexiva da atual sociedade.
|
AULAS
|
|||||||
4 Horas
|
||||||||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Desenvolver
habilidades na produção escrita, expressando seus sentimentos, experiências e
opiniões;
·
Desenvolver
habilidades para leitura de imagem e interpretação de manchetes;
·
Reescrever
e revisar textos individuais e/ou coletivos até considerá-los satisfatórios;
·
Melhorar
a estrutura dos textos, escrevendo a respeito de diversos temas;
·
Utilizar
estratégias de estímulos como: leitura de imagens, manchetes, histórias em
quadrinhos, etc.
|
||||||||
CONTEÚDOS
|
||||||||
DESENVOLVIMENTO
|
||||||||
OFICINA 01
|
SUPORTE
|
|||||||
ATIVIDADES/PROCEDIMENTOS
O
início da oficina dar-se-á com a apresentação das estagiárias ao grupo,
enfocando a proposta do Plano de Ação de Língua Portuguesa.
1º MOMENTO: Mensagem: A aranha. (ver
anexo)
2º MOMENTO: Dinâmica de apresentação
Cada
participante cria um gesto que o identifique, faz o gesto e diz o nome ao
mesmo tempo, logo em seguida todos repetem o que o colega fez. Ao final todos
saberão os nomes dos colegas.
3º MOMENTO: Leitura do texto “A arca de
Noé” – GN. 6:13-22.7.8
4º MOMENTO: Cinema: A volta do todo
Poderoso
5º MOMENTO: Comentário do filme e
comparação com o texto lido anteriormente
6º MOMENTO: Reescrita individual a cerca
do tema A arca de Noé em qualquer gênero textual (Poesia, Narração, Reportagem,
etc.).
7º MOMENTO: Socialização. Os alunos
apresentarão a reescrita oralmente.
8º MOMENTO: Despedida. Dinâmica com a
caixa de chocolate.
Fixação
socialização do trabalho interdisciplinar
ATIVIDADE COMPLEMENTAR (2h): Assista a uma reportagem e redija um texto usando a
tipologia de sua preferência.
|
Filme:
“A VOLTA DO TODO PODEROSO”
RESUMO – A última vez que Evan Baxter
(Steve Coerll) foi visto, ele estava sendo atormentado pelo seu rival Bruce
Nolan. O tempo passa e Evan faz as pazes com Bruce, mas Evan abandona o
jornalismo e parte para uma carreira política. Ele é eleito para o congresso.
Mas Deus (Morgan Freeman), no entanto dá a Evan a responsabilidade de
construir uma arca. Como Noé, antes de um novo dilúvio programado pelos céus.
Agora sua família não consegue decidir se Evan está tendo uma extraordinária
crise ou envolvido em algo verdadeiramente de proporções bíblicas. A nova
obrigação que Deus lhe promete é ser uma aventura inusitada para um homem que
queria somente servir seu país, mas na realidade estará servindo a
humanidade.
MATERIAL NECESSÁRIO: Data Show - DVD (A volta do
todo Poderoso) Canetas – Lápis –
Borrachas - Caixa de chocolate – Bíblia – Material xerocado.
|
|||||||
OFICINA 02
|
SUPORTE
|
|||||||
ATIVIDADES
/ METODOLOGIAS
1º MOMENTO: mensagem de boas vindas
2º MOMENTO: Dinâmica.
Os
participantes ficarão em círculo e cada um pensa em uma música, canta um
fragmento da mesma no ouvido do outro que está ao lado. Em seguida, o
orientador faz uma pergunta a um participante que deve responder cantando a
música que ouviu.
3º MOMENTO: Socialização da atividade
complementar
4º MOMENTO: Tipologia textual. O que é?
Conversa informal com apresentação de slides.
5º MOMENTO: Em círculo, os alunos ouvirão
a música “Que país é esse”? de Legião Urbana. Logo depois, fazer um breve
comentário sobre a mesma.
Sorteio
de diferentes tipologias textuais. Cada tipologia irá constar de suas
características.
Os
discentes irão reescrever (na tipologia textual indicada) um texto partindo
da idéia central do mesmo.
6º MOMENTO: Lanche
7º MOMENTO: Socialização.
8º MOMENTO: Despedida e agradecimento com
apresentação de slides com as fotos dos momentos anteriores acompanhados da
canção “Boa sorte” de Vanessa da Mata.
|
MÚSICA “Que país é esse”?
(Legião Urbana.)
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que pais é esse? No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense No Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz Na morte eu descanso mas o sangue anda solto Manchando os papéis, documentos fiéis Ao descanso do patrão Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Terceiro Mundo se for Piada no exterior Mas o Brasil vai ficar rico Vamos faturar um milhão Quando vendermos todas as almas Dos nossos índios num leilão. Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? |
|||||||
RECURSOS
|
·
Professor;
Aluno; Direção; Coordenação; Comunidade.
·
Lousa;
Giz; Apagador; Cartolina; Papeis diversos; Tinta; Lápis de cor; Livros; Jornais;
Revistas; Internet.
·
Vídeo;
TV; Aparelho de som; Retro projetor; DVD; CD; Computador; Data show.
|
AVALIAÇÃO
|
||||||
·
Participação
ativa nas discussões em grupo;
·
Percepção
do que é a releitura e reescrita de um texto;
·
Integração
do grupo como um meio de socialização.
·
Desenvolvimento
de habilidades para uma produção textual satisfatória;
·
Distinção
entre os gêneros textuais.
·
Reescrita
de diversos textos com a idéia central da música “Que país é esse?”, Legião
Urbana.
·
Participação
do aluno em classe.
·
Execução
de trabalhos e pesquisas.
·
Leitura
individual e em grupo.
·
Testes
baseados no conteúdo.
·
Observação
da competência e desempenho dos alunos.
|
||||||||
OBSERVAÇÕES:
|
||||||||
REFERENCIAS
|
http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/que-pais-e-esse.html#ixzz1NPY6vZXw.
Aceso em: 14/08/2010
|
terça-feira, 9 de julho de 2013
Plano de Aula de Língua Portuguesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...
-
Relatório apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado I ...
-
Relatório apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II...
-
_ ______________________________Questão 01 O que é a Filosofia da Religião? R: É um ramo da Filosofia que investiga as origens e ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário