terça-feira, 9 de julho de 2013

Plano de Aula de Língua Portuguesa




PLANO DE AULA

SÉRIE


1º Ano

DISCIPLINA

Língua Portuguesa
ÁREA DO CONHECIMENTO
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
OBJETIVO GERAL
·         Perceber que uma língua é um conjunto de vocábulos que somente fazem sentido quando articulados em um texto, com um propósito comunicativo, e entender a necessidade de fazer uma intervenção para tentar ao menos, colocar a turma num plano horizontal quanto a leitura e a produção satisfatória de textos, tendo a percepção que é necessário integrar-se no mundo atual, caracterizado pelo avanço tecnológico e que requer do individuo uma postura critica e reflexiva da atual sociedade.

AULAS

4 Horas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Desenvolver habilidades na produção escrita, expressando seus sentimentos, experiências e opiniões;
·         Desenvolver habilidades para leitura de imagem e interpretação de manchetes;
·         Reescrever e revisar textos individuais e/ou coletivos até considerá-los satisfatórios;
·         Melhorar a estrutura dos textos, escrevendo a respeito de diversos temas;
·         Utilizar estratégias de estímulos como: leitura de imagens, manchetes, histórias em quadrinhos, etc.


CONTEÚDOS

  • Gênero Textual;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Produção de Texto;
  • Gêneros e suas características;
  • Variedade linguística;
  • Vocabulário.
  • Análise e interpretação;


DESENVOLVIMENTO

OFICINA 01

SUPORTE
ATIVIDADES/PROCEDIMENTOS
O início da oficina dar-se-á com a apresentação das estagiárias ao grupo, enfocando a proposta do Plano de Ação de Língua Portuguesa.

1º MOMENTO: Mensagem: A aranha. (ver anexo)
2º MOMENTO: Dinâmica de apresentação
Cada participante cria um gesto que o identifique, faz o gesto e diz o nome ao mesmo tempo, logo em seguida todos repetem o que o colega fez. Ao final todos saberão os nomes dos colegas.
3º MOMENTO: Leitura do texto “A arca de Noé” – GN. 6:13-22.7.8
4º MOMENTO: Cinema: A volta do todo Poderoso
5º MOMENTO: Comentário do filme e comparação com o texto lido anteriormente
6º MOMENTO: Reescrita individual a cerca do tema A arca de Noé em qualquer gênero textual (Poesia, Narração, Reportagem, etc.).
7º MOMENTO: Socialização. Os alunos apresentarão a reescrita oralmente.
8º MOMENTO: Despedida. Dinâmica com a caixa de chocolate.
Fixação socialização do trabalho interdisciplinar
ATIVIDADE COMPLEMENTAR (2h): Assista a uma reportagem e redija um texto usando a tipologia de sua preferência.





Filme: “A VOLTA DO TODO PODEROSO”
RESUMO – A última vez que Evan Baxter (Steve Coerll) foi visto, ele estava sendo atormentado pelo seu rival Bruce Nolan. O tempo passa e Evan faz as pazes com Bruce, mas Evan abandona o jornalismo e parte para uma carreira política. Ele é eleito para o congresso. Mas Deus (Morgan Freeman), no entanto dá a Evan a responsabilidade de construir uma arca. Como Noé, antes de um novo dilúvio programado pelos céus. Agora sua família não consegue decidir se Evan está tendo uma extraordinária crise ou envolvido em algo verdadeiramente de proporções bíblicas. A nova obrigação que Deus lhe promete é ser uma aventura inusitada para um homem que queria somente servir seu país, mas na realidade estará servindo a humanidade.

MATERIAL NECESSÁRIO: Data Show - DVD (A volta do todo Poderoso)  Canetas – Lápis – Borrachas - Caixa de chocolate – Bíblia – Material xerocado.


OFICINA 02


SUPORTE
ATIVIDADES / METODOLOGIAS
1º MOMENTO: mensagem de boas vindas
2º MOMENTO: Dinâmica.
Os participantes ficarão em círculo e cada um pensa em uma música, canta um fragmento da mesma no ouvido do outro que está ao lado. Em seguida, o orientador faz uma pergunta a um participante que deve responder cantando a música que ouviu.
3º MOMENTO: Socialização da atividade complementar
4º MOMENTO: Tipologia textual. O que é? Conversa informal com apresentação de slides.
5º MOMENTO: Em círculo, os alunos ouvirão a música “Que país é esse”? de Legião Urbana. Logo depois, fazer um breve comentário sobre a mesma.
Sorteio de diferentes tipologias textuais. Cada tipologia irá constar de suas características.
Os discentes irão reescrever (na tipologia textual indicada) um texto partindo da idéia central do mesmo.
6º MOMENTO: Lanche
7º MOMENTO: Socialização.
8º MOMENTO: Despedida e agradecimento com apresentação de slides com as fotos dos momentos anteriores acompanhados da canção “Boa sorte” de Vanessa da Mata.


MÚSICA “Que país é esse”? (Legião Urbana.)


Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que pais é esse?

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?




RECURSOS






























·         Professor; Aluno; Direção; Coordenação; Comunidade.
·         Lousa; Giz; Apagador; Cartolina; Papeis diversos; Tinta; Lápis de cor; Livros; Jornais; Revistas; Internet.
·         Vídeo; TV; Aparelho de som; Retro projetor; DVD; CD; Computador; Data show.

AVALIAÇÃO
·         Participação ativa nas discussões em grupo;
·         Percepção do que é a releitura e reescrita de um texto;
·         Integração do grupo como um meio de socialização.
·         Desenvolvimento de habilidades para uma produção textual satisfatória;
·         Distinção entre os gêneros textuais.
·         Reescrita de diversos textos com a idéia central da música “Que país é esse?”, Legião Urbana.
·         Participação do aluno em classe.
·         Execução de trabalhos e pesquisas.
·         Leitura individual e em grupo.
·         Testes baseados no conteúdo.
·         Observação da competência e desempenho dos alunos.




OBSERVAÇÕES:








REFERENCIAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...