sexta-feira, 27 de setembro de 2013

AS ESCOLAS LITERÁRIAS BRASILEIRA

A literatura Brasileira sempre esteve atrelada ao desenvolvimento da Literatura Portuguesa, pelo simples fato de que o Brasil foi Colônia de Portugal desde seu descobrimento, foi a partir daí que se deu o surgimento da literatura Brasileira, que graças a Proclamação da República ganhou sua independência. Entretanto, é errado pensar que por esse motivo a Literatura Brasileira possuiu perfeita identidade com a Portuguesa, muitas vezes diferenciou-se da literatura Metrópole, e foi adquirindo contornos e méritos próprios. De modo geral, a Literatura Brasileira acompanhou toda a trajetória do auge ao declínio dos diversos estilos literários em Portugal. É válido recatar que era a Metrópole que trazia as boas e ruins tendências literárias para o Brasil. Assim, temos os seguintes períodos literários: Barroca, Arcadismo, Romantismo, Realismo/ Naturalismo/ Parnasianismo, Simbolismo, Pré- Modernismo, Modernismo e neo-realismo.

Não podemos também esquecer de citar o Quinhetismo, que representa a leitura de informação que foram as cartas sobre o Brasil, entre elas destaco a Carta de Pero Vaz de Caminha, em que o próprio descreveu como pôde o nosso maravilhoso e abençoado país para o rei de Portugal. A seguir há um pouco de cada uma das escolas.

Barroco:

O Barroco não foi desenvolvido no Brasil e sim introduzido pelos portugueses, pois na nossa época ainda não havia produção cultural significante no país. E é caracterizado por expressar solidão e o sentimento de agonia de um homem dividido entre a razão e a fé, e também é encontrada na produção barroca uma larga utilização de figuras de linguagem como a metáfora, a antítese, o paradoxo e a sinestesia. Os autores que se destacaram foi o Padre Antônio e Gregório de Matos.

Arcadismo:

Influenciado pelo grande desenvolvimento cientifica do inicio do século XVIII, a visão de mundo do homem passa a ser racional. O Arcadismo surge em cena como uma reação contra o exagero barroco, visando o estilo mais simples e objetivo na literatura. Destacam-se, nesse período Tomás Antônio Gonzaga, Cláudia Manuel da Costa, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto, Basílio da Gama, Frei José de Santa Rita Durão. Romantismo tem de mais valioso correntes e o cristianismo medieval, a valorização da emoção e do coração, a valorização da individualidade e a libertação das normas. As suas principais características o subjetivismo, o idealismo, a liberdade de criação, o sentimentalismo, a valorização do amor, o nacionalismo, a religiosidade, a evasão, o mal-do-século, o indianismo, nacionalismo, e sertanismo. Seus principais autores Gonçalves Dias, Castro Alves, Casemiro de Abreu, José de Alencar entre outros.

Realismo/ Naturalismo/ Parnasianismo:

Suas obras eram pensadas como instrumentos de denúncia e combate, à medida que trabalhavam com temas sociais, procurando denunciar as desigualdades sociais, umas das suas características mais importantes são: Objetividade, fidelidade e realidade, linguagem simples, detalhismo, preferência pela descrição, foco narrativo em seu próprio tempo e espaço histórico. OBS: O naturalismo é uma tendência radicalizada do Realismo que condiciona o homem ao meio ambiente que o cerca. Para um escritor naturalista, o homem submete-se às forças biológicas ou sociais, e age de acordo com elas. LEMBRE-SE: Todo escritor naturalista é realista, mas nem todo escritor realista é naturalista.

E entre eles estão os mais destacados: Machado de Assis e Raul Pompéia. No Realismo de tendência naturalista destacam-se: Aluísio Azevedo e Inglês de Souza. Parnasianismo é, na poesia, o correspondente do Realismo na prosa. Poesia de oposição ao estilo romântico, buscava assim, a perfeição formal, e trabalhava temas universais, valorizando em alta a forma, as rimas perfeitas, a metrificação e ritmo. Como principais autores são: Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira.

Simbolismo:

A princípio chamado de Decadentismo, o Simbolismo procurava evidenciar a profunda insatisfação popular ocasionada pela agitação política e social do final do século XIX. O Simbolismo denunciava a decadência dos valores desse período. Caracterizado pelo espiritualismo, o misticismo, o subjetivismo, a expressão imprecisa e da vaga realidade, e associação de ideias. Seus autores são: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

Pré – Modernismo:

Basicamente abrangeu a continuidade das produções literárias de caráter critico. Principalmente prosa, os autores procuravam trabalhar com temas de denúncia social, procurando apontar as falhas de uma sociedade dividida. Na poesia, o modelo ainda é o parnasiano (com exceção do poeta Augusto dos Anjos). Enfatiza a realidade de vida brasileira e seus problemas, através da análise de alguns personagens tipicamente brasileiros: o sertanejo, caipira, representantes da classe média e etc. Destacaram-se nesse período os autores: Lima Barreto, Euclides da Cunha, Graça Aranha e Monteiro Lobato.

Modernismo: 

Movimento mais revolucionário de toda literatura brasileira, o Modernismo procurou romper com todas as regras existentes até então na arte. Influenciados pelos movimentos de vanguarda europeus, que procuravam estabelecer uma nova visão e interpretação da realidade, alguns jovens artistas organizaram A Semana da Arte Moderna, que foi realizado em 1922, e causou um grande alvoroço, como meu colega Cidilian já comentou. Os autores que mais destacaram nesse período foram: Manuel Bandeira, Mario Andrade, Oswaldo de Andrade, Alcântara Machado entre outros.

Neo-Realismo:

Como alguns autores do pré-modernismo, essa fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes autores: Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Raquel de Queiróz e Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.


SITES

http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/
pt.wikipedia.org/wiki/Escolas_da_literatura_brasileira - 50k –
LIVRO

Novo ensino dinâmico de Pesquisa
Manual Dinâmico do Estudante. - São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 1999.
Vários autores. ISBN: 85-7338-
1. Ensino Fundamental 2. Livros-texto ( Ensino Fundamental)
98-2328 COD- 372.19

Por: DAENE SARAIVA***




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