DIALOGANDO SOBRE CURRÍCULO
Josuel
de Souza Ferreira [1]
Ao dialogar sobre currículo escolar na
escola na sociedade capitalista, a partir da idéia de que a escola produz e
reproduz as desigualdades sociais, todo o sistema curricular no capitalismo é
formado par atender à ideologia dominante. Poucos são os que acompanham as
necessidades do mundo capitalista, pois o capital cultural, econômico e
político falam mais alto.
Se a maioria dos alunos não se inclui
nas novas necessidades do mercado, e a escola não tem mecanismos para
inseri-los, logo a Instituição de Ensino será excluída do processo. A educação
é uma ação violenta, por parte da cultura dominante sobre os grupos dominados,
principalmente em um país como o Brasil, onde milhares de seres humanos vivem
em estado de miséria. Nesse caso, as conseqüências dessa desigualdade são de
tal modo que as possibilidades de sucesso na escola são também desiguais.
A escola limita-se a transmitir o
conhecimento semelhante a da classe dominante. Essa visão mostra que a escola é
um instrumento de reprodução e, por isso mesmo mantém no sistema vigente, o “currículo
oficial”.
Segundo João Almeida Marchado, ao
fazermos isso perdemos a sintonia que pretendemos estabelecer com os
estudantes. O mesmo acredita ainda que é preciso estabelecer relações entre o currículo
oficial e o mundo que nos cerca e influencia constantemente.
A partir dessas concepção, cabe aos
educadores organizar discussões em suas escolas e debater o papel da
instituição, se ela deve seguir como instrumento de reprodução do sistema
capitalista, ou deve reagir diante das investidas do mesmos. É louvável, quando
Machado afirma, que não devemos desprezar os currículos oficiais, e sim modernizá-los
criando elos que permitam a comunicação ente esses direcionadores de atuação da
escola e a realidade em que vivemos.
É preciso leva os alunos a conhecer a função
da escola, estabelecendo uma relação de dialogo, responsabilidade e compromisso
na aquisição de novos conhecimentos. É saber posiciona-se criticamente em relação
a tudo que afeta direta ou indiretamente a atual sociedade em que vive.
[1] Graduando
do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pele UNESA – Universidade
Estácio Sá e graduado em Letras Português – Inglês pela FTC – Faculdade de
Tecnologia e Ciências e Especialista em Administração Escolar, Supervisão e
orientação pela UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo da Vinci. E-mail:
josuel-1980@hotmail.com.
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Disponível em:
HTTP://www.faef.edu.br/testergb/downioads/images/curriculooculto. Acesso em 21 Maio 2008.
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