sábado, 29 de março de 2014

PLANOS DE AULA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS: FILOSOFIA

COMO AS EMOÇÕES INFLUENCIAM NOSSOS JULGAMENTOS MORAIS?



Analise como diferentes escolas filosóficas veem a interação entre razão e sentimento na construção da moral e promova um debate com a turma à luz das teorias contemporâneas no assunto.



OBJETIVO


  1. Apresentar para a turma questões relativas a valores morais.
  2. Discutir com os alunos alguns problemas da relação entre ciência e moral.


CONTEÚDO


  1. Problemas morais contemporâneos.
  2. Razão, sentimento e juízo moral.
  3. Ciência e juízo moral.


ANOS


  1. 3º ano do Ensino Médio


TEMPO ESTIMADO


  1. Duas aulas


MATERIAL NECESSÁRIO


  1. Cópia da entrevista de Joshua Greene a Jerônimo Teixeira. (Veja 2365, 19 de março de 2014).


INTRODUÇÃO


Um dos aspectos mais característicos do ser humano é a necessidade de elaborar a todo tempo juízos morais. Se essa necessidade é exacerbada quando grandes questões demandam um posicionamento claro e tornam inevitável o reconhecimento do juízo moral, cotidianamente também estamos operando uma série de juízos desse tipo sem que nos atentemos a isso: decidimos se é adequado ou não contar algo que nos foi segredado a alguém, repreendemos uma criança porque sua conduta não é boa, decidimos nas menores coisas o que é melhor ou não para nós fazermos. Sempre há por trás de tais decisões alguma noção, ainda que pouco clara, do que seja bom ou ruim, bem e mal, sejam estes definidos por uma tábua de normas a serem seguidas (preceitos religiosos, preceitos racionais, preceitos de um determinado grupo), seja pelo cálculo das consequências que uma determinada ação poderia ter. Qual o fundamento de tais juízos? São eles apoiados em determinações racionais ou um sentimento nos impele a decidir por algo como bom? A relação entre paixões (sentimentos) e razão permeia toda história da filosofia, principalmente no campo da ética. Diversos autores apontaram distintas soluções para essa questão. Utilize a entrevista de Joshua Greene a Veja para apresentar essas questões aos alunos e convidá-los a discutir alguns de seus aspectos.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-filosofia-como-emocoes-influenciam-nossos-julgamentos-morais-776896.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...