quarta-feira, 30 de abril de 2014

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

AGORA É POSSÍVEL
Um só sistema  abrangendo todos os sistemas de gestão:
ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001 e SA 8000


A Com. Êxito Consultoria acredita que as organizações podem cortar custos integrando  seus sistemas de gestão, implementar sistemas em separado é um desperdício de recursos e desgasta os colaboradores, implemente sistemas integrados, se precisar de ajuda para a implementação fale conosco!
Certificadas ou não segundo a ISO 9001, milhares de empresas em todo o mundo estão descobrindo que os seus Sistemas de Gestão da Qualidade também podem ser utilizados como base para o tratamento eficaz das questões relativas ao Meio Ambiente e à Segurança e Saúde no Trabalho (SST), aliás, tanto a norma ISO 14001 como a OHSAS 18001 foram feitas, propositalmente, para serem integradas  aos sistemas baseados na ISO 9001.

Com a crescente pressão nas empresas para se fazer mais com menos, várias delas estão vendo a integração dos Sistemas de Gestão como uma excelente oportunidade para reduzir custos com o desenvolvimento e manutenção de sistemas separados, ou de inúmeros programas e ações que, na maioria das vezes, se superpõem e acarretam gastos desnecessários.

Talvez o principal argumento que tem compelido as empresas a integrar os processos de Qualidade, Meio Ambiente e de Segurança e Saúde no Trabalho é o efeito positivo que um SIG – Sistema Integrado de Gestão – pode ter sobre os funcionários. As metas de produtividade, progressivamente mais desafiadoras, requerem que as organizações maximizem sua eficiência. Múltiplos Sistemas de Gestão, onde somente um bastaria, são ineficientes, difíceis de administrar e difíceis de obter o efetivo envolvimento das pessoas, que invariavelmente questionam "ou nós damos prioridade à produção, ou nos envolvemos com todos esses sistemas". No nosso modo de ver, é muito mais simples obter a cooperação dos funcionários para um único sistema do que para 3 sistemas separados. Além do mais, a sinergia gerada pelo SIG tem levado as organizações a atingir melhores níveis de desempenho, a um custo global muito menor.

Outros benefícios  

A Legislação Ambiental e as NRs – Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho, entre outros requisitos legais, obrigam as empresas a implementar inúmeros programas, atividades e serviços, como o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, a CIPA, o SESMT, o Programa de Atendimento a Emergências, e muito mais. Fora todas essas obrigações, as organizações de grande porte devem também desenvolver programas corporativos, em suas várias unidades operacionais.

Via de regra, tanto os programas exigidos pela legislação como os programas corporativos são implementados de forma isolada, com pouca participação de outras pessoas além dos especialistas em Meio Ambiente e SST, bem como não são adequadamente sistematizados nem  através de um Sistema de Gestão.

Para a empresa que tem um Sistema de Gestão da Qualidade corretamente implantado e que pretende agregar valor a ele estendendo-o às questões ambientais e de SST, os SIGs – Sistemas Integrados de Gestão – são uma excelente oportunidade para sanar todos esses problemas – incluindo-se aí a identificação e o acesso estruturado aos requisitos legais e a outros requisitos subscritos pela organização.

Abrangência do Sistema Integrado de Gestão

Normalmente estamos integrando sistemas com base nas normas: ISO9000, ISO14000, OSHAS18000 e SA80000, porém  ideal seria que todos os sistemas da organização estarem juntos no mesmo modelo de gestão assim como um software corporativo é melhor que diversos softwares, veja o modelo a seguir:


Deve-se notar que, na figura, esquematizamos um Sistema de Gestão que integra os processos de Qualidade, Meio Ambiente, SST e todos os outros sistemas da organização. Já um SIG parcial abrangeria os processos de Qualidade e Meio Ambiente, ou os de Qualidade e Segurança e Saúde no Trabalho. Entretanto, pelo que temos observado na grande maioria das empresas brasileiras, as tentativas de integração desses processos têm ocorrido de forma não-sistêmica, através de programas isolados. No nosso entender, a integração efetiva dos Sistemas de Gestão tem ocorrido e ocorrerá, na prática, quase sempre a partir de Sistemas de Gestão da Qualidade estruturados em conformidade com as normas ISO 9000, devido a ser esta normalmente a primeira norma a ser implantada na organização.

Fone: http://www.comexito.com.br/gestao_integrada.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...