PLANO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
A turma interpreta a peça de William Shakespeare, disseca sua estrutura e analisa as questões morais que a obra suscita
OBJETIVOS
- Realizar uma leitura dramática da peça Hamlet, de William Shakespeare
- Analisar as características do texto teatral
- Entender o contexto da obra de Shakespeare e os elementos que a
tornem pertinentes ao nosso tempo
CONTEÚDOS
- Análise do gênero teatral como vertente literária
- Diferenças entre o texto teatral e o texto espetacular
ANOS
Ensino médio
TEMPO ESTIMADO
De 6 a 8 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO
- Volumes da peça Hamlet, de William Shakespeare, traduzida Millôr
Fernandes
- Cópias da reportagem "A sofrida partilha da herança" (Veja,
2365, 19 de março de 2014)
MATERIAL DE APOIO
- Artigo "O texto teatral" no site Brasil Escola
- Reportagem "Teatro grego: Diferenças entre comédia e
tragédia", no portal UOL Educação
- Artigo "A recepção teatral: o leitor modelo de um texto
dramático e o espectador modelo de um texto espetacular", na revista Ao pé
da letra
DESENVOLVIMENTO
1ª etapa
Procure saber o conhecimento dos alunos sobre teatro. Interrogue: o que é
teatro para eles? Já assistiram a alguma peça teatral? Lembram o nome da peça,
do autor ou dos atores?
Depois questione se os alunos já ouviram algumas expressões famosas da peça Hamlet.
Você pode citar as seguintes linhas: "Há algo de podre no reino da
Dinamarca"; "Há mais coisas entre o céu e a terra do que quer crer a
nossa vã filosofia", ou ainda "Ser ou não ser, esta é a
questão".
Espere as respostas e avise à turma que, nas próximas aulas, irão trabalhar a
obra Hamlet, de onde vêm as citações. Informe que analisarão o
texto teatral como gênero literário.
A seguir, mencione a origem do teatro grego e explique que essa corrente
artística foi uma das fontes da literatura ocidental. Apresente os principais
autores e peças do teatro grego. Se houver tempo e condições, explane sobre uma
das peças de autores mais representativos.
Depois, explique as características do texto teatral como gênero
literário narrativo. Ressalte que sua finalidade de servir como base para uma
montagem ou interpretação. Apresente as diferenças básicas entre o texto
teatral, que é o texto escrito, e o texto espetacular, sua versão quando
montado. Conclua que o texto teatral não deve ser confundido com teatro.
2ª etapa
Contextualize a vida e a obra de William Shakespeare. Demonstre que a sua obra
se tornou um dos cânones do Teatro Ocidental e explique as características do
teatro elisabetano. Apresente as características de suas peças, enfocando em
como suas tragédias expunham as fraquezas e contradições humanas. Mostre que
sua obra pode ser considerada universal, muito embora tenha sido criada para a
Inglaterra do século 16. A seguir, apresente Hamlet aos
alunos, elabore um roteiro básico de leitura e peça que a turma leia a peça em
casa. Se achar pertinente, sugiras que os alunos leiam o texto em grupos.
3ª etapa
Depois que os alunos tiverem lido a obra, indique a reportagem de Veja.
Relacione a peça às disputas entre herdeiros pelo espólio de suas famílias.
Ressalte como Shakespeare não deixa margens para nenhum heroísmo. Mostre que em
sua obra até as pessoas movidas por sentimentos nobres acabam por desencadear a
própria destruição.
A seguir, disseque com a turma os principais personagens da tragédia,
as principais cenas e falas, e o enredo da narrativa. Analise as citações
famosas de Hamlet dentro do contexto da obra e relembre como
as frases são usadas fora de contexto.
Divida a sala em grupos que farão, na próxima etapa, leitura dramática
de textos selecionados da peça. Cada aluno deve escolher um personagem para
interpretar. Selecione junto com os alunos, as partes que considerarem
principais ou mais interessantes.
4ª etapa
Promova a leitura dramática da obra. Caso considerem você e a turma pertinente,
elaborem um cenário ou figurino adequado para a leitura. Peça que os leitores
destaquem os trejeitos, a interpretação e a entoação durante a atividade.
5ª etapa
Peça que os alunos pesquisem e componham um texto discutindo se Hamlet
permanece capaz de comover o público e faze-lo refletir. Os estudantes podem
abordar a validade dos valores presentes na obra (honra, vingança, justiça, o
combate ao ardil, à mentira, à traição para se chegar ao poder).
Outra opção é pedir que os alunos se baseiem na peça para escrever uma
reflexão sobre as consequências de um ato de vingança. Essa reflexão deve contemplar
dois temas: é válido se vingar de um inimigo utilizando de métodos parecidos ao
que ele utilizou? É possível encontrar justiça de outra maneira?
A pesquisa pode ser feita no artigo "Hamlet",
no site InfoEscola e no artigo "A ortodoxia de Hamlet", no site da revista
Literatura.
AVALIAÇÃO
Durante os momentos de leitura e explanação sobre o texto teatral, observe se
os alunos foram capazes de compreender os conceitos do texto teatral como
gênero literário. Avalie também se os alunos compreenderam a importância da
obra shakespereana para a evolução do teatro moderno. Perceba se os alunos
compreenderam a constituição do texto teatral e do texto espetacular como duas
linguagens distintas.
Consultoria André
Luis Rosa e Silva
Professor de Literatura e Mestre em Educação
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-leia-hamlet-alunos-ajude-os-entender-texto-teatral-776966.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário