sábado, 23 de dezembro de 2017
Professor Josuel Souza : O QUE É ÉTICA E MORAL?
Professor Josuel Souza : O QUE É ÉTICA E MORAL?: No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos...
O QUE É ÉTICA E MORAL?
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes
significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais
que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os
costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Fonte: https://www.significados.com.br/etica-e-moral/ e imagem do google.
A ÉTICA SOCRÁTICA
Alexsandro M. Medeiros
A reflexão
sobre os valores e preceitos morais aparece muito clara em um dos maiores
pensadores da antiguidade e um dos maiores filósofos de toda tradição
ocidental, a saber, Sócrates. É muito comum vermos o filósofo, interpretado nas
obras de seu discípulo Platão, indagando de seus concidadãos o que eles
consideravam ser a coragem, a justiça, a amizade, o amor, ou seja, princípios e
valores de ordem moral. Tais perguntas socráticas procuravam fazer o seu
interlocutor refletir nestas questões evidenciando assim o caráter
eminentemente filosófico da reflexão sobre os valores. Mas Sócrates não parava
por aí. Estes valores, que os atenienses chamavam (como nossa sociedade de uma
forma geral) de virtude, faziam com que Sócrates os interrogassem então para
saber o que é a virtude. E se Sócrates tivesse como resposta que a virtude é
agir em conformidade com o bem, então ele questionava, mas o que é o bem?
Sócrates
procurava de alguma forma indagar os cidadãos atenienses a respeito das
virtudes, sua essência, valor, obrigação. Como saber se uma conduta é boa ou
não, virtuosa ou reprovável? Por que o bem é uma virtude e o mal um erro? É
preferível ser justo ou injusto? Com estes questionamentos Sócrates forçava os
indivíduos a refletirem sobre si mesmos e suas próprias ações. Além disso, a
indagação ética socrática dirige-se não só ao indivíduo, mas também à
sociedade.
As
questões socráticas podem ser consideradas como fundamento da ética ou
filosofia moral porque procuram definir o campo no qual os valores morais podem
ser estabelecidos além de tentar encontrar seu ponto de partida que, para
Sócrates, é a própria consciência do agente moral. Assim, o sujeito ético,
diria Sócrates, é aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua
ação, a essência dos valores morais.
Sócrates
acreditava que existe um saber universalmente válido, que decorre do
conhecimento da essência humana – contrariamente aos Sofistas, que afirmavam
não existir normas e verdades universalmente válidas, isto é, uma concepção
relativista da ética. E é a partir do conhecimento da essência humana que se
pode conceber a fundamentação de uma moral universal. O que há de essencial no
ser humano é sua alma racional, sua psyché, seu espírito. Por isso, é na sua
alma racional e no seu espírito que se deve fundamentar as normas e os costumes
morais.
Só sei que
nada sei. É uma das frases mais conhecidas do filósofo grego que guarda nas
suas entrelinhas uma disposição moral digna de reflexão. A pior dar ignorâncias
é aquela que acredita saber o que na realidade nada sabe. Concretamente, é fato
que se torna muito difícil estabelecer qualquer tipo de diálogo com pessoas que
acreditam saber de tudo. Sua opinião é sempre a correta e, antes mesmo que você
termine de falar, ela já intervém para expor novamente sua opinião, que, ela
acredita, é a única verdadeira.
A questão
moral por trás desta disposição de espírito é que se as pessoas tivessem mais
consciência de sua própria ignorância seriam menos arrogantes e presunçosas,
vaidosas e orgulhosas do seu próprio saber, não se acreditando ser mais do que
se é. Ademais, a arrogância e a presunção não tornam a convivência entre as
pessoas difícil apenas na área pessoal mas também na área profissional. Isto se
torna um problema quando eu não tenho condições de aceitar ideias novas,
advindas de um subalterno, por achar que ele pode estar simplesmente querendo
tomar o meu lugar. Então, ao invés de escutar suas ideias, minha mente fica
bloqueada pelo “perigo” que ele pode me causar, caso suas ideias sejam aceitas.
Fonte: Leia mais:
http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/a-etica-socratica/
domingo, 3 de setembro de 2017
FILOSOFIA DA RELIGIÃO - QUESTÕES DE REVISÃO
_______________________________Questão
01
O que é a Filosofia da Religião?
R: É um ramo da
Filosofia que investiga as origens e a natureza de
fenômeno religioso e estuda a influência da religião no comportamento humano e
nas sociedades.
______________________________Questão
02
Qual a compreensão de Platão sobre o demiurgo?
R: Platão compreende o
demiurgo como uma força ordenadora de tudo, ou seja, a alma do mundo: o
demiurgo dotou o mundo, além de um corpo perfeito também de alma e de
inteligência perfeitas. Assim criou a alma do mundo servindo-se de três
princípios: a essência, o idêntico e o diferente. E uniu a alma do corpo do
mundo.
______________________________Questão
03
Como era o primeiro motor de Aristóteles?
R: Segundo Aristóteles
o primeiro motor e responsável pelo principio do movimento; e, ao mesmo tempo,
causa e finalidade. Ele e o causador do inicio do movimento dos astros e das efemeridades
celestes.
______________________________Questão
04
Quais eram as três correntes filosóficas da cultura
helenística?
R: O estoicismo, o
epicurismo e ceticismo.
______________________________Questão
05
O que era a filosofia estoica?
R: O pensamento filosófico
dos estoicos se baseava no entendimento da condição trágica do ser humano, cujo
destino esta ligada a dor, ao sofrimento e finalmente, a morte e, situações irremediáveis.
______________________________Questão
06
Qual era o Fundamento Filosófico do epicurismo?
R: O epicurismo, por
sua vez, e uma escola filosófica helenística fundada pelo pensador grego
Epicuro, cuja filosofia apontada para o prazer com o caminho para a felicidade
e do sentido da vida.
______________________________Questão
08
O que foi o hedonismo?
R: É uma doutrina filosófica
que proclama o prazer como fim supremo da vida. Portanto, para os hedonistas, a
base da existência humana deve ser marcada pela busca do prazer e pela superação
da dor.
______________________________Questão
09
O que foi o ceticismo?
R: Foi uma corrente filosófica
que pregava que não se pode conhecer a verdade.
______________________________Questão
10
Qual era o objeto de estudo da Filosofia da Religião?
R: O objeto de estudo
da Filosofia da Religião toma como estudo questões relacionadas como a transcendência
e a existência de Deus, a espiritualidade e o fenômeno religioso do ponto de
vista filosófico, o que significa dizer que não podemos confundi-la como a
Teologia, a apologética ou a fenologia da religião.
______________________________Questão
11
O que foi o fenômeno religioso?
R: O estudo do fenômeno
religioso, em função da sua especificidade, tem papel fundamental da compreensão
da dimensão religiosa de um povo, pois sempre estar em sintonia com a cultura e
os costumes de uma determinada população.
______________________________Questão
12
Como se deu a privatização religiosa?
R: Se deu a partir do
momento em que podemos compreender o crescente aumento, no período moderno, de
pessoas que se dizem possuidoras de espiritualidade, porem, sem a prática da adesão
a uma determinada instituição religiosa.
______________________________Questão
13
Quais as principais escolas filosóficas do período medieval?
R: Duas grandes escolas
filosóficas despertaram na Idade Media: a patrística e a escolástica.
R: Foi um teólogo que discriminou suas ideias reformistas entre
o povo e procurou aproximá-lo de uma leitura direta da Bíblia, sem a intermediação
da hierarquia eclesiástica.
______________________________Questão
14
O que foi a escola filosófica patrística?
R: Denominamos a escola
patrística a doutrina dos autores da Antiguidade, ou seja, a ciência dos
chamados Padres da Igreja,
______________________________Questão
15
O que foi a escola filosófica escolástica?
R: Foi o conjunto de
doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Media
e teve preocupação estabelecer um nexo entre a
fé e a razão.
______________________________Questão
16
Quais são as três fases da escola filosófica escolástica?
R: Foi o primeiro
primitivo (século IX-XII), o segundo apogeu (século XII) e o terceiro a
decadência (século XIV-XV).
______________________________Questão
17
Qual era o pensamento
de Agostinho de Hipona?
R: Ele foi um dos
principais pensadores do inicio do cristianismo da época conhecida por
patrística e foi quando se tornou um grande filosofo e deu inicio a sua
carreira no estudo e no ensino da gramatica e da retorica. Da gramática,
Agostinho passou para a investigação filosófica, ingressando na seita dos
maniqueístas, corrente que defendia a existência de dois princípios ativos, o
bem e mal. Ele superou esse dualismo quando aceitou o pensamento Plotino, que
defendia a tese de que o mal é a ausência do bem.
______________________________Questão
18
Qual foi a Suma Teológica de Tomás de Aquino?
R: A Suma Teológica,
obra-prima envolvendo a filosofia e a Teologia, que comporta argumentos
racionais e logicas para demonstrar a fé e atestar a existência de Deus.
______________________________Questão
19
O que divergia
entre Duns Scotto e Tomás de Aquino?
R: O ponto de partida
básico, que o separa de Santo Tomás é: a) O contraste
entre a verdade racional da metafisica – própria da razão humana e valido,
portanto, para todos os homens – e verdade da fé a qual a razão pode somente se
submeter e que tem uma certeza bem sólida para os católicos. O outo ponto é: b)
A fé não tem nada a ver com a ciência. A fé pertence ao domínio prático. “A fé não
é um habito especulativo, nem o crer é um ato especulativo, nem a visão que
urge ao crer é uma visão especulativa, mas prática”.
______________________________Questão
20
Como pensava de
Guilherme de Ockham?
R: Foi um dos que levou a radicalidade da separação entre a fé e
a razão e, portanto, para ele, filosofia e a teologia trilharam caminhos completamente
diferentes.
______________________________Questão
21
Quem foi João Wyclif?
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Colégio em Ação (CA) desenvolve Tecnologia para
Estudantes com Deficiência Intelectual
Por: Josuel de Souza Ferreira – RU: 1156849
Polo – PAP – Feira de Santana/BA
Data: 15/08/2017
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Ainda segundo a “Nova Escola”, é
nesse sentido de exigir estratégias diferenciadas por parte do professor, que
diversifica os modos de exposição nas aulas, relacionando os conteúdos
curriculares a situações do cotidiano, e mostra exemplos concretos para
ilustrar ideias mais complexas. Por isso, AAIDD deia claro que as crianças
podem aparecer com problemas de aprendizado. Se, ao final da educação infantil,
a criança apresenta limitações de aprendizado, como para a alfabetização e para
a matemática, consulte profissionais da área. Alguns sintomas comuns são: Confusão
no uso de palavras que indicam direção (dentro, fora, em cima/embaixo,
direita/esquerda; Dificuldade de coordenação motora grossa (tropeça, colide com
objetos, cai muito; Dificuldade de coordenação motora fina (não pega corretamente
o lápis, não sabe usar a tesoura), Dificuldade para reconhecer cores, números e
letras; Dificuldade de associar letras a sons; Dificuldade com sequências
(1,2,3...); Dificuldade para contar; Dificuldade para memorizar fatos numéricos
(quantos anos tem); Dificuldade para aprender cantigas infantis com rimas e Frases
ditas de maneira confusa, com erro de pronúncia das palavras. Devido a isso, o
Colégio em Ação-AC, é um dos mais diversos centros de ensino que se preocupa
com o bem-estar de todos os seres que vivem e se preocupa com os outros. Por
isso, é que mais uma vez estamos diante de pessoas que acredita no seres
humano.
Fonte
Referências:
NOVA ESCOLA O que é deficiência intelectual? Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/271/o-que-e-deficiencia-intelectual>
Acesso em 18 de agosto de 2017.
Imagens do Google
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quarta-feira, 21 de junho de 2017
O ANARQUISMO: A DEFESA DE UMA SOCIEDADE SEM ESTADO
O
primeiro pensador a desenvolver ideias anarquistas no século XIX foi Proudhon. Em 1840 ele lançou um
pequeno livro com o título O que é a propriedade?, é sua resposta à pergunta do título era simples e
direta:
a propriedade é um roubo. Fazendo a crítica da propriedade privada, Proudhon propunha uma sociedade sem propriedade, uma sociedade comunista.
Antes
de Proudhon definir suas ideias como
anarquistas, essa palavra tinha uma conotação pejorativa. Durante a Revolução
Francesa, certos grupos chamavam seus
adversários de anarquistas, para dizer que não eram
sérios, que eram baderneiros e desordeiros. Proudhon
deu à palavra um sentido positivo, ao afirmar que a anarquia não é desordem, mas a
expressão de uma “ordem natural”, não de uma ordem artificial criada por um grupo segundo seus interesses. Sua
conclusão: “Assim como o homem procura a justiça
na igualdade, a sociedade procura a ordem na anarquia”.
As
ideias de Proudhon foram retomadas e
desenvolvidas por vários filósofos anarquistas.
Um deles foi Mikhail Bakunin, ativo revolucionário que
circulou por vários países europeus atuando em associações de trabalhadores e procurando construir uma revolução que
colocasse fim à exploração capitalista.
O princípio
central da filosofia anarquista é a liberdade individual. Os
anarquistas consideram que os indivíduos são
livres e que a sociedade não pode ser uma limitação dessa liberdade, mas sua
confirmação e aprimoramento.
Por isso, o Estado, instrumento de dominação, é visto como algo a ser
combatido. O conceito anarquista de liberdade, porém, difere daquele elaborado
por Rousseau e por outros filósofos que
podem ser chamados de “liberais”.
Para Rousseau, o ser humano é livre por
natureza; todos nascem livres, embora a sociedade coloque limites para a
liberdade. Essa ideia de liberdade
individualizada está expressa na frase: “O limite de minha liberdade é a
liberdade do outro”. Para a filosofia anarquista, não faz sentido pensar em
limites para a liberdade. Se a liberdade do outro é um limite para minha
liberdade, então nem ele nem eu somos livres. Os filósofos anarquistas, em
especial Proudhon e Bakunin, elaboraram um
conceito coletivista de liberdade. Para eles, a
liberdade não é um dom natural do indivíduo.
Ninguém nasce livre; nós nos tornamos livres. Aprendemos
a ser livres e precisamos conquistar a liberdade. E isso só pode ser feito nas relações sociais. Só posso ser livre em
meio a outros seres humanos, junto com outros
iguais a mim. Não haveria sentido falar em liberdade se eu vivesse isolado em
uma ilha deserta. Só posso ser livre se, vivendo
em meio a outras pessoas, suas liberdades confirmam minha liberdade, assim como minha liberdade confirma as
delas.
BAKUNIN, Mikhail. Textos escolhidos. Porto Alegre: L&PM,
1983. p. 32-33.
As relações
sociais não são outra coisa senão um jogo de liberdades. Quando esse jogo significa o domínio de uns sobre outros,
anulam-se as liberdades de todos; e, afirmam os
anarquistas, é isso que historicamente tem sido feito pelos sistemas políticos:
o Estado operando como instrumento de dominação de um grupo sobre o restante da
sociedade. Por isso, as liberdades precisam ser
conquistadas, o que requer a organização política para uma revolução social que
coloque fim ao sistema de exploração, abrindo
espaço para a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária.
A revolução
social, para os anarquistas, deveria imediatamente derrubar o Estado. Sua utilização,
mesmo provisória, como meio para a atuação
partidária, como pensava Marx, significaria necessariamente a manutenção de um sistema de privilégios, de relações de
exploração, de classes sociais. Apenas a
extinção imediata do Estado como aparelho de exploração poderia colocar em
marcha outros tipos de relação, outros jogos de
poder que fossem exercício de liberdade, não de dominação.
GALLO,
Sílvio. Filosofa: experiência do
pensamento: volume único / Sílvio Gallo. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2013.
________________________ **** ______________________
Exercício de Fixação
1. O que é anarquismo?
2. O anarquismo ficou
conhecido como movimento. Que movimento era
esse?
3. Quando surgiu o
anarquismo?
4. O que era o Estado
para os anarquistas?
5. Quem foi o primeiro
pensador a desenvolver ideias anarquistas no século XIX?
6. O que é a
propriedade para Proudhon?
7. Qual era princípio
central da filosofia anarquista?
8. Como os anarquistas
consideram que os indivíduos eram?
9. Segundo o
Rousseau, como deveria ser o humano?
10. Para os anarquistas como se dava as relações sociais?
10. Para os anarquistas como se dava as relações sociais?
quinta-feira, 4 de maio de 2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDITAL Nº 05/2017
SELEÇÃO
DE ESTUDANTES PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE
A DISTÂNCIA DA UFBA
1.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
A
Universidade Federal da Bahia - UFBA, por meio da Superintendência de Educação
a Distância,
em parceria com a Pró Reitoria de Extensão e as Unidades de Ensino de Educação,
Filosofia e Ciências Humanas, torna público que estão abertas as inscrições
para o processo seletivo de alunos para os seguintes cursos de Pós-Graduação
Lato Sensu:
1.
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS;
2.
ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO (Vagas Remanescentes);
3.
ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA.
Fonte: https://sead.ufba.br/sites/sead.ufba.br/files/edital_5_2017_selecao_de_alunos_ead_ufba.pdf
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MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...

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Alexsandro M. Medeiros A reflexão sobre os valores e preceitos morais aparece muito clara em um dos maiores pensadore...
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Relatório apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado I ...