quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Metodologia do Ensino Superior


DISCIPLINA: Metodologia do Ensino Superior




No quarto capítulo de seu Caderno de Estudos você teve a oportunidade de compreender os diferentes Instrumentos Metodológicos de Ensino. Para esta avaliação, faça as atividades a seguir:

1) Escolha um curso de Ensino Superior, opte por uma disciplina que seja do curso escolhido e selecione um tema dentro desta disciplina.

Resposta:

Curso: Letras Português/Inglês
Disciplina: Abordagens Sociopolíticas da Educação

2) Escolha um destes Instrumentos Metodológicos de Ensino: Simpósio, ou Estudo de Caso ou Estudo Dirigido.

Resposta:

Simpósio

3) Após a escolha de um dos Instrumentos Metodológicos de Ensino organize-o de acordo com os critérios abaixo:

Resposta:

Faculdade Dois de Novembro
Disciplina: Abordagens Sociopolíticas da Educação
Tema:  Fundamentos Socioculturais para a Educação                    
Tempo:  01h40min
Turma: 1º Período de Letras Português/Inglês        
Alunos:   40 dividido em 04 grupos de 10
Professor: Josuel de Souza Ferreira    

SIMPÓSIO

Grupo 01

1. Sociologia e Educação

Contribuições da sociologia para a educação
Contribuições de Durkheim e Weber para a Educação
Contribuições de Paulo Freire para a educação
Grupo 02

2. Cultura e Educação

O que é Cultura?
Qual o papel da Cultura na Educação
Etnocentrismo e relativismo cultural

Grupo 03

3. Teoria da Cultura de Massa

Escola de Frankfurt3.2. Marshall McLuhan (1911-1980)
Marshall McLuhan (1911-1980)
Umberto Eco
Walter Benjamin (1886-1940)

Grupo 04

4. Cultura e Processo Educativo

E a Educação?

Tempo estimado para cada apresentação

00h20min

Procedimentos do Simpósio:

Participação de todo o grupo.
Não conversar durante apresentações dos grupos.
Os graduandos deveram ter coesão e coerência durante a apresentação.
Respeitar o tempo de apresentação que será de 20 minutos.

Expectativas:

Observação com interesse e atenção a exposição das demais equipes, apresentando, com ética e respeito, uma crítica construtiva aos trabalhos desenvolvidos.
No final das apresentações os acadêmicos deverão apresentar domínio sobre os conhecimentos apresentados.


REFERENCIA

ALVES, Rubem. Por uma educação romântica. In: ABREU, Antônio Suarez. Curso de redação. 12. ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 55.

DURKHEIM, Émille. As regras do método sociológico. 9. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.
Agora que você já estudou e se inteirou do assunto da disciplina "Metodologia do Ensino Superior", realize a avaliação proposta no arquivo postado para esta avaliação.

FREIRE, Paulo Apud Gadotti, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 255.
COHN, Gabriel (Org.). Weber. São Paulo: Ática, 1979

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à sociologia da educação. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.
PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. 6. ed. São Paulo: Ática, 1988.

ROCHA, Everardo Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1999. Col. Primeiros Passos. p. 7-22. 

TOSCANO, Moema. Introdução à sociologia educacional. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 45.

2 comentários:

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...