DISCIPLINA: Metodologia
do Ensino Superior
No quarto capítulo de seu Caderno de Estudos você teve a oportunidade de compreender os diferentes Instrumentos Metodológicos de Ensino. Para esta avaliação, faça as atividades a seguir:
No quarto capítulo de seu Caderno de Estudos você teve a oportunidade de compreender os diferentes Instrumentos Metodológicos de Ensino. Para esta avaliação, faça as atividades a seguir:
1)
Escolha um curso de Ensino Superior, opte por uma disciplina que seja do curso
escolhido e selecione um tema dentro desta disciplina.
Resposta:
Curso: Letras
Português/Inglês
Disciplina: Abordagens
Sociopolíticas da Educação
|
2)
Escolha um destes Instrumentos Metodológicos de Ensino: Simpósio, ou Estudo de
Caso ou Estudo Dirigido.
Resposta:
Simpósio
3) Após a escolha de um
dos Instrumentos Metodológicos de Ensino organize-o de acordo com os critérios
abaixo:
Resposta:
Faculdade Dois de Novembro
Disciplina:
Abordagens Sociopolíticas da Educação
Tema: Fundamentos Socioculturais para a Educação
Tempo: 01h40min
Turma: 1º Período de
Letras Português/Inglês
Alunos: 40 dividido em 04 grupos de 10
Professor: Josuel de Souza
Ferreira
SIMPÓSIO
Grupo 01
1. Sociologia e Educação
Contribuições da sociologia para a educação
Contribuições de Durkheim e Weber para a Educação
Contribuições
de Paulo Freire para a educação
Grupo 02
2. Cultura e Educação
O que é Cultura?
Qual o papel da Cultura na Educação
Etnocentrismo e relativismo cultural
Grupo 03
3. Teoria da Cultura de Massa
Escola de Frankfurt3.2.
Marshall McLuhan (1911-1980)
Marshall McLuhan (1911-1980)
Umberto Eco
Walter Benjamin (1886-1940)
Grupo 04
4. Cultura e Processo Educativo
E a Educação?
Tempo estimado
para cada apresentação
00h20min
Procedimentos do
Simpósio:
Participação de todo o grupo.
Não conversar durante apresentações dos grupos.
Os graduandos deveram ter coesão e coerência durante a apresentação.
Respeitar o tempo de apresentação que será de 20 minutos.
Expectativas:
Observação com interesse e atenção a exposição das demais equipes,
apresentando, com ética e respeito, uma crítica construtiva aos trabalhos
desenvolvidos.
No final das apresentações os acadêmicos deverão apresentar
domínio sobre os conhecimentos apresentados.
REFERENCIA
ALVES,
Rubem. Por uma educação romântica. In: ABREU, Antônio Suarez. Curso de redação.
12. ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 55.
DURKHEIM,
Émille. As regras do método
sociológico. 9. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.
Agora que você já estudou e se inteirou
do assunto da disciplina "Metodologia do Ensino Superior", realize a
avaliação proposta no arquivo postado para esta avaliação.
FREIRE, Paulo Apud
Gadotti, Moacir. História das
idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 255.
COHN, Gabriel
(Org.). Weber. São Paulo: Ática, 1979
OLIVEIRA, Pérsio
Santos de. Introdução à
sociologia da educação. 3.
ed. São Paulo: Ática, 2003.
PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. 6.
ed. São Paulo: Ática, 1988.
ROCHA,
Everardo Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense,
1999. Col. Primeiros Passos. p. 7-22.
TOSCANO, Moema. Introdução à sociologia
educacional. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 45.
Bom trabalho!
ResponderExcluirVocê tem algum trabalho sobre a disciplina METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO da Pós graduação da Uniasselvi!
ResponderExcluir