terça-feira, 16 de julho de 2013

SEQUENCIA DIDÁTICA

 


SEQUENCIA DIDÁTICA 

SÉRIE


2º Ano

DISCIPLINA

Língua Inglesa
ÁREA DO CONHECIMENTO
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
ESTAGIÁRIO

Josuel de Souza Ferreira   

 4 Horas
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo o autor Wilson Liberato, para saber inglês é preciso estar disposto a aprender: ou seja, é necessária boa disciplina, atenção às explicações, resolução de exercício, discussão de erros eventuais, incentivo aos colegas, enfim, assistir bem à aula.
O aprendizado de uma língua não se faz de uma só vez às pressas. Exige certo tempo, requer determinação e dedicação. O livro, a sala de aula e o professor, são apenas os pontos de partida. É necessário que o educando busque por conta própria leituras extras, cante músicas em inglês, exercite com filmes, navegue na internet e abuse da paciência de quem sabe mais que você. Aprender inglês ajuda a buscar homogeneidade dos conhecimentos básicos de gramática, ampliar o vocabulário, alertar sobre alguns aspectos da pronúncia, propor leituras sobre temas, despertar o interesse pela pesquisa indisciplinar e naturalmente, incentivar a conversação.
Por fim, não devemos deixar de lembrar que o ideal é dominar mais que um idioma, além do inglês, que já é indispensável para muitas profissões. Os jovens que tem conhecimento da língua inglesa certamente entrarão no mercado de trabalho com inúmeras vantagens a seu favor, aumentando suas chances profissionais.

AÇÃO (O QUE FAZER?)

Saber inglês, hoje significa muito mais do que conhecer uma língua estrangeira. No mundo globalizado no qual vivemos a língua inglesa assume uma importância cada vez maior. E condição para que possa sentir-se inserido na realidade e dela participar ativamente. Portanto, é necessário que o educando possa:
  • Conscientizar-se dos conhecimentos de língua estrangeira que já possui como participante de um mundo globalizado:
  • Reconhecer a presença do idioma inglês nas diversas regiões do mundo;
  • Compreender a função primordial do dicionário bilíngüe (Português – Inglês / Inglês – Português);
  • Compreender músicas, textos, etc., utilizando os métodos SKIMMING e SCANNING.

PERIODO (QUANDO?)

IV Unidade
RESPONSÁVEL (COM QUEM?)

Professores, coordenação pedagógica e alunos, alem da comunidade escolar que esteja envolvida de forma direta ou indireta com o processo de ensino da unidade escolar.

RECURSOS (COM O QUE?)

HUMANOS:

Professor; Aluno; Direção; Coordenação; Comunidade
MATERIAIS:
Lousa; Giz; Apagador; Cartolina; Papeis diversos; Tinta; Lápis de cor; Livros; Jornais; Revistas; Internet
ÁUDIOS VISUAIS:
Vídeo; TV; Aparelho de som; Retro projetor; DVD; CD; Computador; Data show

ORIGEM DOS RECURSOS

·         Adquirido através dos estagiários alunos e professores, direção escola.
OBJETIVOS

  • Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos.
  • Levar o aluno progressivamente a falar, ouvir, ler e escrever em língua inglesa.
  • Contribuir de forma gradativa para que o aluno adquira as estruturas básicas da língua inglesa.
  • Contribuir para que o aluno faça à correta pronuncia e entonação frasal.
  • Contribuir para que o aluno possa compreender textos em inglês.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

·         A abordagem gramatical utilizada na lição vigente;
·          Trabalhar desde o primeiro momento o “READING, LISTENING, SPEAKING”.
·         A abordagem do vocabulário apresentado na letra da música;
·         A inserção cultural,

·         Vocabulário útil para o dia-a-dia;
·         Adequação ao nível lecionado;
·         Musicalidade atrativa;
·         Boa qualidade da música a ser trabalhada.
·         Exposição dos trabalhos realizados em sala.


AVALIAÇÃO


·         Participação Individual do aluno
·         Participação em grupo
·         Avaliação escrita
  • Compreensão dos métodos SKIMMING E SCANNING
  • Tradução e versão.


RESULTADOS ESPERADOS

  • A percepção da importância do aprendizado efetivo de uma nova língua, nos mais variados aspectos, sejam eles sociais culturais e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...