QUADRINHOS
AUTOBIOGRÁFICOS
Ziraldo fez 80 anos e retratou o que
significa ter essa idade para a revista BRAVO! Apresente uma breve história dos
quadrinhos aos alunos e peça que, assim como o artista, desenhem a própria vida
Objetivos
- Analisar a linguagem da arte sequencial (o arranjo de fotos ou imagens para narrar uma história)
- Produzir imagens (uma charge, um cartum ou uma história em quadrinhos) inspiradas no momento que está vivendo.
- História em quadrinhos
- Ensino Médio
Tempo estimado
- 2 aulas
- Revistas e jornais para recortar
- Papel sulfite, papel vegetal e papel canson
- Lápis e canetinhas
- Canetas, aquarela, lápis aquarelável, guache e outros materiais para pintura
A série de desenhos "Ensaio sobre a velhice", publicada na edição 183 da revista BRAVO!, nos apresenta as reflexões de Ziraldo, um dos mais importantes artistas brasileiros ligado às artes gráficas, sobre a chegada aos 80 anos. Ele foi o criador da "Turma do Pererê", que marcou época no Brasil do início dos anos 1960, de personagens como a "Super Mãe" e do tão famoso "Menino Maluquinho", livro já adaptado para o teatro, a TV e o cinema.
Ziraldo é reconhecido e premiado internacionalmente e teve alguns trabalhos
publicados em revistas norte-americanas e europeias. Foi homenageado mais de
uma vez, inclusive como inspiração para o enredo de escolas de samba no Rio de
Janeiro e em São Paulo. O contato com sua obra é uma boa oportunidade para
ensinar aos alunos o que é a arte sequencial (a união de imagens em sequência
para contar uma história), ampliar as informações da turma sobre o universo dos
quadrinhos e pedir que produzam desenhos inspirados na na própria figura, como
fez Ziraldo.
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-artes-quadrinhos-725334.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário