quinta-feira, 15 de maio de 2014

A UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS PARA 2011

A primeira universidade criada por um município no estado vai abrir as portas, no segundo semestre de 2011, em Duque de Caxias.

Cerca de três mil alunos cursarão as faculdades de Educação Física e Engenharia. Os cursos técnicos serão concentrados na área de petróleo e gás.

A Universidade Municipal de Duque de Caxias vai funcionar em convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Uma das metas do empreendimento, orçado em R$ 40 milhões, é suprir uma necessidade de mão de obra qualificada na área da Engenharia, até mesmo para a refinaria da Petrobras — Reduc —, que acaba trazendo profissionais de outros estados para Caxias. Segundo o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Raslan Abbas, há uma carência enorme de engenheiros no mercado de trabalho.

— Há uma estimativa de déficit de milhares de engennheiros. De acordo com dados da Uerj, não conseguiríamos suprir essa demanda nem em 10 anos. Além disso, com a universidade, estamos querendo gerar uma oportunidade para o moradores de Caxias. Há pessoas que desistem da faculdade porque precisam ir ao Rio estudar — afirmou Abbas.

SISTEMA DE COTAS

O curso de Engenharia será voltado para a área de produção e materiais. O vestibular será feito junto com o exame da Uerj e, portanto, também será utilizado o sistema de cotas.


PROJETO PREVÊ COMPLEXO DE ESPORTES

A universidade está sendo construída em Santa Cruz da Serra, entre a Rodovia Washington Luiz e a Rua Amazonas. Para melhorar o acesso, um rio terá seu curso desviado e uma rua será aberta, evitando que alunos, professores e visitantes paguem pedágio na rodovia, que fica a poucos metros da entrada da universidade em Caxias. Além de dois prédios para formação tecnológica, equipados com salas de aula e auditórios, está sendo erguido um complexo esportivo.

FORMAÇÃO DE ATLETAS

A área compreenderá campos e quadras poliesportivas, pista de atletismo e um parque aquático. De acordo com o secretário de Fazenda e Planejamento, Raslan Abbas, o complexo poderá ser usado na Copa do Mundo de 2014 e até mesmo nas Olimpíadas de 2016.

— Teremos condições, com equipamentos com medidas oficiais, de receber delegações para treinamento e também de oferecer o local para uso de atletas de alto desempenho — disse Raslan.

O curso de Educação Física será voltado para a formação de preparadores físicos de atletas com nível olímpico, já visando aos Jogos de 2016, que vão acontecer no Rio.

Fonte: O Dia

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  MESTRADO PROFISSIONAL CAPES aprova primeira proposta com parte do curso em EaD Projeto tem atividades presenciais e número adequado de alu...