Josuel de Souza Ferreira*
Atividade
Integradora apresentado à disciplina de Estagio Supervisionado II, como forma
de avaliação parcial do 5º período do curso de Licenciatura Português/Inglês,
orientado pela Professora Maria Rita.
INTRODUÇÃO
Ao
planejar buscamos o perfil do aluno que queremos formar. Através desse processo
é que buscamos subsidiar a formação de profissionais que sejam intelectual
competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos
oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o
outro. Assim, o profissional de Língua deve ter domínio do uso das línguas
portuguesa e inglesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações
culturais, além de ter consciência das variedades lingüísticas e culturais.
Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de
novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo
contínuo, autônomo e permanente. O profissional deve, ainda, ter capacidade de
reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos
lingüístico, literários e pedagógicos.
COMPETÊNCIAS
- Assumir, através do domínio de
técnicas pedagógicas, o papel de multiplicador, fomentando o surgimento do
leitor crítico, em amplo sentido, e a transformação deste em produtor de
textos;
- Aplicar satisfatoriamente os
conhecimentos da Língua Inglesa nas suas modalidades escrita e oral, em
nível intermediário.
- Dominar os fundamentos
teóricos-metodológicos do ensino do inglês, como segunda língua, e também
os métodos, as técnicas e atividades que possibilitem a aplicação de
textos nas modalidades oral e escrita da língua.
- Construir um repertório vasto da
Literatura Inglesa, ampliando o horizonte de leituras para que possa
identificar relações intertextuais com obras de literatura universal e
perceba diferenças estruturais da Língua Inglesa nas produções dos
diversos países.
- Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos de seleção, elaboração e organização do livro didático e paradidático, no ensino fundamental e médio para identificar as concepções de análise de registros e conteúdos que se desdobram nestas obras.
CONTEÚDOS
A PRÁXIS
PEDAGÓGICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Mudanças no
Ensino de Língua Materna
Apropriação e
domínio das modalidades oral e escrita da língua
A EXPRESSÃO
LITERÁRIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A redescoberta
da Literatura Infanto-Juvenil e Adulta
Educação e
literatura.
A LÍNGUA EM
PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
Variação
lingüística
CONSCIÊNCIA
LINGÜÍSTICA DIANTE DA VARIAÇÃO E MUDANÇA
Variação e
mudança versus norma-padrão e escola
A norma
A LÍNGUA ESCRITA E A LÍNGUA FALADA
Alguns elementos básicos da lingüística textual
O
TEXTO: INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO ENTRE FALANTES-OUVINTES-LEITORES-ESCRITORES.
PRÁTICA
DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
INTRODUÇÃO À
MORFOLOGIA
Estrutura das
palavras
Formação e
Classes de palavras
INTRODUÇÃO À
SINTAXE
O sintagma
A gramática
Tradicional
HABILIDADES
Leitura
e produção de textos de diferentes gêneros, com vistas à eficiência na
comunicação em língua escrita.
JUSTIFICATIVA
Na
medida em que o escritor-leitor desenvolve a prática de leitura e produção de
textos de diferentes gêneros, ele aprimora a sua competência comunicativa,
usando adequadamente a língua para produzir um efeito de sentido pretendido
numa dada circunstância. Como nossos estudantes estarão, posteriormente, no
exercício de sua profissão, contribuindo com a formação de outros indivíduos,
compreende-se que o domínio dos recursos para leitura crítica e produção
textual é necessidade indiscutível na formação deste futuro profissional.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
- Conhecer e utilizar os conceitos
básicos de leitura, língua, linguagem e signos lingüísticos verbais e
não-verbais para interpretação e análise crítica dos discursos orais e
escritos, nos diversos tipos e gêneros textuais, aprimorando a competência
comunicativa nessa modalidade da língua, compreendendo-a como geradora de
significação e integração da organização do mundo e da própria identidade,
para expressão de suas idéias através de textos.
- Vivenciar os fatos reais e tornar o
aluno mais consciente com relação à estrutura morfológica e sintática da
língua portuguesa.
- Tornar o educando mais consciente a respeito do processo de produção, recepção e processamento de textos.
Objetivos
Específicos:
- Conhecer as concepções de leitura,
bem como as diversas estratégias para ler, interpretar e analisar textos criticamente.
- Compreender os elementos da
textualidade para a produção de textos coerentes e coesos.
- Reconhecer as características dos
gêneros textuais científicos e literários, a fim de produzir textos em
diferentes modalidades.
- Ensinar o aluno a analisar a
estrutura da língua portuguesa.
- Relacionar o ensino de morfologia e
sintaxe com a produção textual.
- Pensar sobre a utilidade de estudar
morfologia e sintaxe da língua portuguesa.
- Fazer repensar o conceito de
classes de palavras e funções sintáticas da língua portuguesa.
- Torná-lo crítico e reflexivo no que
se refere ao ensino tradicional do português.
- Capacitá-lo a transformar a prática
de ensino.
- Conscientizar
o aluno quanto aos fatores externos à língua e ao texto que influenciam na
sua produção.
- Instruí-lo
sobre os elementos que constituem a textualidade.
- Identificar
o que é um texto e suas diversas formas, bem como os mecanismos de
construção possíveis a cada tipo de texto.
- Torná-lo
crítico e reflexivo no que se refere ao ensino tradicional do português,
principalmente redação.
- Capacitá-lo
a transformar a prática de ensino.
METODOLOGIA
O
desenvolvimento desse plano contará com a utilização de diversas mídias que
atuarão de modo integrado no sentido de favorecer as diferentes formas de
aprendizagem. A disciplina e as outras áreas do será pautado na concepção colaborativa
de aprendizagem, contando com aulas transmitidas por data-show, atividades
realizadas no ambiente de sala de aula, estudos e atividades individuais
desenvolvida pelo aluno de forma individual. O modelo sistematiza e
acompanhamento individualizado e mediação tecnológica, será o cenário para o desenvolvimento
da autonomia de aprendizagem e formação da atitude investigativa constante.
AVALIAÇÃO
- Avaliação de cunho formativo que
permite a o educador acompanhar e favorecer a aprendizagem discente.
- Tendo como foco a aprendizagem do
aluno e comprometendo-se com seu desempenho e construção do saber, nos valemos
de diferentes instrumentos de avaliação, a saber:
- Avaliação através de todos os
materiais escritos;
- Avaliação presencial realizada na durante o período com a finalidade de auxiliar na consolidação dos conhecimentos construídos pelos alunos e favorecer ao aluno um mecanismo de recuperação na disciplina.
REFERÊNCIAS
CAMARA JR.,
Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. São Paulo: Editora
Vozes, 2004.
CARONE, Flávia
de Barros. Morfossintaxe. São Paulo: Editora Ática, 2004.
FARACO, C. A.
& TEZZA, C. Oficina de texto. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
FÁVERO, Leonor. Coesão
e coerência textuais. 2 ed. São Paulo: Ática, 1995.
FIORIN, José Luiz;
SAVIOLLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São
FÁVERO, L. L. e I. Koch. (1983). Lingüística Textual: Introdução.
São Paulo, Cortez
KEHDI, Valter. Morfemas
do português. São Paulo: Editora Ática, 1996.
MARCUSCHI, Luiz A .. Lingüística de Texto: o que é e como se faz.
UFPE. 1983.
MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org.). Introdução à
lingüística 1: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001.
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*Graduando do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2014) e possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês duração plena pela FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana (2011), e Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013).